Notícias


Arquivo Público retoma atendimento para pesquisa e retirada de certidões

Arquivo fica na rua Riachuelo, 1.031, Centro de Porto Alegre
06/10/2020 Ascom SPGG / Edição: Secom - Foto: Arquivo SPGG – Foto: Divulgação

O Arquivo Público do Rio Grande do Sul (Apers) retomou parcialmente o atendimento ao público na terça-feira, dia 6 de outubro de 2020. Com funcionamento das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira, a instituição receberá público para retirada de certidões autenticadas e pesquisa, que deverá ser agendada por e-mail.

As demais atividades com atendimento à população seguem suspensas em razão da pandemia de Covid-19. Confira abaixo as dinâmicas de atendimento e agendamento dos serviços retomados:

Solicitação e retirada de certidões

• Cópia simples: poderá ser solicitada pelo e-mail tele-apers@planejamento.rs.gov.br informando os dados do solicitante (nome completo, endereço e CPF), bem como outras informações para a localização da certidão, nome das partes, data do registro, município/distrito. O documento, sendo localizado, será digitalizado e enviado para o e-mail pelo qual foi solicitado. O prazo para atendimento, digitalização e envio é de 24 horas. Lembrando que os documentos enviados por e-mail não são autenticados, a digitalização é apenas uma imagem para fins de informação e consulta.

• Cópia autenticada: a solicitação pode ser feita por e-mail, conforme explicado acima, e retirada no Arquivo; se preferir, pode ser solicitada e retirada presencialmente.

Sala de Pesquisa

A Sala de Pesquisa funcionará apenas com agendamento prévio, com limitação do número de pesquisadores por turno. Para a segurança de pesquisadores e funcionários, o atendimento funcionará da seguinte forma:

• A solicitação dos documentos será realizada apenas pelo e-mail saladepesquisa@planejamento.rs.gov.br. A busca por documentos poderá ser feita pelo site do Arquivo.

• Em resposta, os servidores da Sala de Pesquisa incluirão a solicitação no sistema do Apers e a encaminharão à área de busca e rearquivamento, a qual fará a separação dos documentos solicitados.

• O Apers preparará uma área de quarentena aos documentos desarquivados para pesquisa e retorno do material ao acervo após sua realização.

• A confirmação do agendamento será feita por e-mail, informando a viabilidade de acesso ao documento, dia e turno da disponibilização do material e orientações protocolares.

• É obrigatória a utilização de máscara e luvas dentro da Sala de Pesquisa e nas dependências do Arquivo.

• Serão admitidos no máximo cinco pesquisadores por turno. O intervalo do meio-dia será dedicado à higienização da recepção, corredores, banheiros e Sala de Pesquisa.

Mais informações sobre os serviços do Apers durante o período de pandemia ou ligue para (51) 3288-1300.

MAIS NOTÍCIAS