Notícias


Semana de Imersão da Fundação Getulio Vargas tem governo do RS como estudo de caso

Secretário Gastal falou na abertura para alunos do curso de graduação que terão contato com sete secretarias do governo gaúcho
06/10/2020 Ascom SPGG / Edição: Marcelo Flach/Secom - Foto: Reprodução

As reformas propostas e as ações implementadas na pandemia pelo governo do Rio Grande do Sul foram alguns dos temas que chamaram a atenção da Fundação Getulio Vargas (FGV) e servem de mote da Semana de Imersão, que se iniciou na segunda-feira, dia 5 de outubro de 2020, de forma virtual.

Realizada uma vez a cada semestre, a atividade busca transportar o aluno do ambiente convencional para a prática. Os 21 estudantes do curso de graduação da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV-Eaesp) terão contato com sete secretarias do governo gaúcho (Justiça, Cidadania e Direitos Humanos; Educação; Saúde; Obras e Habitação; Agricultura; Meio Ambiente e Infraestrutura; e Planejamento) para aprofundar seus estudos. Os servidores do Estado contribuirão com apresentações, disponibilização de dados e entrevistas aos alunos.

Secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Claudio Gastal falou na abertura dos desafios da gestão pública. “Iniciamos o governo Eduardo Leite com um propósito bem claro, de manter o legado e promover as reformas necessárias para o Estado retomar o caminho do desenvolvimento. Porém, há uma série de incertezas no poder público. A pandemia está sendo um exemplo. O bom gestor deve estar preparado também para essas situações”, afirmou.

A professora da FGV Cibele Franzese, que ministra nos cursos de graduação, mestrado e doutorado, explicou que, ao fim da Semana de Imersão, os alunos deverão apresentar as árvores de problemas construídas a partir dos desafios expostos pelas secretarias. Para o trabalho de conclusão do semestre, deverão apresentar uma proposta de ação.

“Eles serão nossos futuros administradores públicos. Sair um pouco da teoria e estudar na prática com os gestores do Rio Grande do Sul será uma experiência muito importante para todos”, afirmou.

Um dos temas comentados no primeiro dia da imersão foi a Reforma Administrativa do RS, aprovada em fevereiro passado, cujo impacto é estimado em R$ 18,7 bilhões, ao longo dos próximos 10 anos.

MAIS NOTÍCIAS