Notícias


Comitê Camaquã promove reunião e capacitação sobre Gestão dos Recursos Hídricos

66ª Reunião Pública Ordinária foi realizada por videoconferência
04/10/2020 Comitê Camaquã – Foto: Divulgação

O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Camaquã, realizou neste dia 30 de setembro de 2020, a 66ª Reunião Pública Ordinária, na modalidade não presencial por videoconferência.

De acordo com a ordem do dia, inicialmente foram aprovadas as atas das últimas reuniões e após ocorreu uma importante capacitação aos membros do Comitê a respeito da Gestão dos Recursos Hídricos na Bacia Hidrográfica do Rio Camaquã.

Segundo a programação, o primeiro tema abordado foi referente a Legislação de Recursos Hídricos, pela ministrante Dra. Juliana Young, Geóloga e Representante da UNIPAMPA. O segundo tema versou sobre os Instrumentos de Gestão dos Recursos Hídricos, ministrado pela Ma. Karla Leal Cozza, Engenheira Química e Representante da CORSAN.

E o último tema referiu-se a questão da Representação e Representatividade no Processo de Gestão do Comitê, ministrado pelo Dr. Vitor Emanuel Quevedo Tavares, Engenheiro Agrícola, Professor e Representante da UFPEL. Além dos representantes do Comitê, participaram professores e alunos da UERGS – Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, bem como outros convidados, que fizeram os questionamentos aos palestrantes, ao final agradecendo e parabenizando o Comitê pela iniciativa de oportunizar a atualização e o aprendizado acerca do assunto.

As capacitações estão previstas no Plano de Trabalho do Comitê, inclusive como atividade a ser informada ao Programa de Fortalecimento dos Comitês “Procomitês” da Agência Nacional de Águas. Para finalizar a reunião, foi comunicado que o período de inscrições das entidades para o Processo Eleitoral do Comitê estará aberto até o próximo dia 13 de novembro.

Também, foi solicitado pelos técnicos do Grupo de Trabalho do Arroio Velhaco uma reunião extraordinária a ser realizada em breve para deliberação da listagem dos usuários das águas a serem contemplados na renovação da portaria de outorga do Arroio Velhaco.

MAIS NOTÍCIAS