Notícias


II Encontro Regional de Saúde Mental, em Camaquã, concluiu programação do Setembro Amarelo

Participantes discutiram os riscos da ideação suicida na infância e adolescência no mês de prevenção do suicídio e valorização da vida
04/10/2019 Ascom Prefeitura de Camaquã – Foto: Prefeitura de Camaquã
Anterior Próximo

O auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSUL Campus Camaquã foi palco do II Encontro Regional de Saúde Mental.

Realizado no dia 27 de setembro, o objetivo do evento foi discutir os riscos da ideação suicida na infância e adolescência dentro da programação deste mês de prevenção do suicídio. A atividade reuniu educadores e profissionais que atuam na área da saúde e serviço social da região.

A abertura do encontro contou com a apresentação do coral do CAPS Harmonia que abrilhantou o evento dando um exemplo de que é possível transformar a si mesmo e vencer as dificuldades.

Os secretários municipais da Educação, Eva Rosi Bueno Nunes, da Saúde, Luciano Pereira Dias, e o vice-prefeito e secretário Especial da Mulher, do Trabalho e Desenvolvimento Social, Jair Martins, estiveram no encontro.

Em nome do Prefeito Ivo de Lima Ferreira, Jair refletiu acerca do tema e ressaltou a importância do trabalho intersetorial. Já Luciano, falando também por Eva Rosi, em seu discurso mencionou dados e índices a respeito do quadro alarmante de vítimas de suicídio.

Na sequência, a coordenadora da Vigilância de Violências da 2ª Coordenadoria Regional de Saúde, Rosângela Cunha, ministrou uma palestra sobre o tema “A importância das notificações”. Num segundo momento, a coordenadora da Saúde Mental da 2ª Coordenadoria Regional de Saúde, Ione Monteiro, falou sobre “Acolhimento dos usuários na rede intersetorial”.

O evento trouxe a psicóloga, Simone Sirovec, especialista em dependência química e saúde mental, presidente do Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas de Camaquã (COMADECAM) e vice-presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas, para abordar a temática  da influência da dependência química na ideação suicida.

O II Encontro Regional de Saúde Mental foi realizado pelo Centro de Atendimento Integral à Criança e ao Adolescente (CAICA), coordenado por Fátima Fabiane Silveira, pelo Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS), coordenado por Renata Corleta Lopes, e pelo COMADECAM.

A atividade demonstra o quanto os profissionais e serviços que são essenciais para o cuidado com a saúde mental da comunidade, estão preocupados em firmar ações coletivas para momentos de informações, atualização e sensibilização deste tema.

MAIS NOTÍCIAS