Notícias


Detran/RS abre sala de provas extra e amplia força-tarefa de exames teóricos

O novo espaço oferecerá temporariamente cinco turmas com 30 vagas cada para candidatos da Região Metropolitana
03/10/2020 Texto: Ascom Detran / Edição: Secom

Para atender à demanda represada em função da pandemia, o Detran/RS abre, na próxima semana, uma sala de provas extra na Capital e amplia a força-tarefa para aplicar exames teóricos no interior do Estado.

O novo espaço oferecerá temporariamente cinco turmas com 30 vagas cada para candidatos da Região Metropolitana, totalizando 150 vagas por dia, além das 42 já oferecidas no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff). As próximas regiões a serem atendidas no interior pela força-tarefa são Montenegro e Litoral.

A sala extra ficará no 9° andar do prédio da Secretaria de Segurança Pública, localizado na Rua Voluntários da Pátria, 1.358, próximo da estação Rodoviária e do Trensurb. Até então, a força-tarefa na Capital ofertava quatro turmas por dia em Centros de Formação de Condutores (CFCs), que muitas vezes não podiam ser aproveitadas na totalidade em razão dos protocolos de segurança do distanciamento controlado, que exige dois metros entre os candidatos.

Interior

No Interior, a força-tarefa oferece cinco turmas por dia com 30 candidatos por turma, em regiões com maior demanda. Desde o final de agosto, já foram atendidas as regiões de Alegrete, Santo Ângelo, Santa Maria e Pelotas. No dia 5 de outubro, ela estará em Montenegro e, a partir do dia 13, no Litoral. As provas são aplicadas nos Centros de Formação de Condutores na modalidade impressa.

O DetranRS também ampliou a quantidade de vagas para provas teóricas eletrônicas nas regionais de Santa Maria e Caxias do Sul, além do Caff, em Porto Alegre. Reduzindo o tempo de prova de 1 hora para 45 minutos, foi possível oferecer duas turmas extras, totalizando seis por dia. A intenção é expandir a experiência para as regionais de Alegrete, Passo Fundo, Pelotas e Santo Ângelo.

Exames remotos

Além das provas impressas nos Centros de Formação de Condutores, o DetranRS trabalha em um projeto-piloto de exames remotos. As provas são aplicadas na modalidade eletrônica nos CFCs, com acompanhamento remoto de um servidor do DetranRS. Doze centros já aderiram ao piloto e, hoje, são oferecidas 300 vagas semanais de exames teóricos na modalidade remota.

O diretor técnico da Autarquia, Fábio Pinheiro dos Santos, explica que as provas precisaram ser suspensas por mais de dois meses em razão da pandemia de Covid-19. No retorno, a turmas tiveram a capacidade reduzida para atender às medidas de distanciamento. “Isso nos deixou com um passivo enorme. Estamos buscando medidas criativas para minimizar os transtornos à população com os recursos de que dispomos”, disse.

Ampliação do prazo

O DetranRS lembra ainda que o prazo de um ano para concluir o processo de habilitação está suspenso. Inicialmente, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aumentou esse prazo para 18 meses, mas, em 22 de setembro, nova resolução interrompeu por tempo indeterminado a validade do Renach (Registro Nacional de Condutores Habilitados). A regra se aplica tanto para os serviços em andamento quanto para os que vierem a ser abertos.

MAIS NOTÍCIAS