Notícias


Quarentena na pele: atenção redobrada na nova estação

Coordenadora da área da saúde do Senac Canoas fala sobre cuidados com a pele
30/09/2020 Usine de Notícias – Foto: Divulgação

A pele é o maior órgão do corpo humano. Ela exerce diversas funções, como regular a temperatura, proteger contra agentes externos e controlar a perda da hidratação. Quando ela está comprometida fica sensível, irritada e seca, necessitando de atenção especial regular para que volte a ser como era antes.

Durante a pandemia da Covid-19 tudo isso ganha uma importância ainda maior. "Cuidados diários básicos para a pele, cabelos, unhas com água e sabão, são essenciais para evitar contaminações e contágios. Além disso, essas precauções são primordiais para a retirada de poluentes, resíduos de maquiagem e redução da produção de sebo no rosto, diminuindo a oleosidade", explica a enfermeira, mestre em Toxicologia e Genética, docente e coordenadora da área da saúde do Senac Canoas, Márcia Warken.

Com a saída do inverno e chegada da primavera, é necessário um cuidado redobrado com a pele, já que o clima atual deixa a pele mais sensível, irritada pela transição do frio e pela produção de pólen.

"O uso de máscaras traz outra sensibilidade, pois a pele fica de certa coberta, fazendo com que transpire mais de forma aquecida e aumenta a produção de oleosidade, aparecendo cravos e espinhas, bem como lesões pelo atrito do tecido, que às vezes não é o adequado", afirma a especialista.

A higiene da máscara é essencial também para a saúde da pele. Segundo guia divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o uso pode ser de forma descartável ou reutilizável, desde que sejam trocadas e lavadas com certa periodicidade. Esta higiene deve seguir algumas orientações, pois trata-se de um acessório utilizado no rosto e, com isso, não pode ser lavado com produtos agressivos que venham a causar lesão na pele.

"Além de higiene com o produto adequado, é essencial a hidratação constante, com ativos que auxiliam na hidratação, como: vitamina C, vitamina E, ácido hialurônico, ureia, macadâmia, entre outros. O importante é que sejam dermocosméticos, pois, além de proteger, fazem o papel de barreira para nossa pele", complementa a docente. A hidratação deve ser de dentro para fora. Além da utilização de produtos adequados para a pele, deve-se ingerir a quantidade de água necessária para hidratação e  manutenção do organismo.

Outra forma de cuidado é evitar banhos quentes e demorados, que favorecem o ressecamento da pele, aumentam a oleosidade do couro cabeludo e a produção de caspa. "Para as mãos, prejudicadas pela quantidade de lavagem e uso excessivo de álcool, este por vezes de má qualidade, o ideal é utilizar álcool gel com registro na ANVISA e que possuem ativos hidratantes em sua composição, além do uso de um bom hidratante com frequência para manter a pele íntegra", afirma.

Já o uso de protetor solar é essencial não somente quando há exposição ao sol, mas também em casa, no home office. "Estamos expostos a lâmpadas fluorescentes e luzes eletrônicas, como computadores e celulares, que causam danos nas nossas células da mesma forma que o sol", explica a coordenadora da área da saúde do Senac Canoas.

O cuidado com a pele é essencial. É ela quem protege o corpo de qualquer microrganismo. "Durante a quarentena, as pessoas estão com um cuidado maior e se percebendo em frente ao espelho, utilizando produtos adequados para melhorar o aspecto da sua pele", explica. Mesmo assim ainda é preciso um trabalho constante de orientações para a melhora dos cuidados e proteção deste órgão tão importante, quer seja da face, das mãos ou do corpo como um todo.

MAIS NOTÍCIAS