Notícias


Dia do Idoso é celebrado no dia 1º de outubro

Confira 5 dicas para você ajudar na saúde mental de seus velhinhos
30/09/2020 Usine de Notícias – Foto: Mabel Amber from Pixabay / Divulgação

Os idosos são um dos grupos de risco mais afetados pelos impactos da pandemia. Por exigirem cuidados redobrados, acabam vivendo um isolamento social mais intenso e estão mais propensos ao sentimento da solidão, ansiedade e, muitas vezes – quando mal compreendida a situação – abandono.
 
"Isolar-se das conexões de vida é um risco objetivo e subjetivo - pode afetar a saúde física e emocional. Um idoso pode estar em risco ampliado principalmente se estiver prisioneiro em um isolamento emocional, relacional e afetivo, um isolar-se dentro de si que empobrece seus interesses", assinala a coordenadora de Psicologia da Estácio/RS, Marcia Rejane Semensato.
 
Muitas vezes a pessoa que está vivenciando esse sofrimento pode ter dificuldades de pedir auxílio e, por isso, é tão importante ter uma rede de apoio que possa estar atenta e dar esse suporte ao familiar ou ente querido. Mas como dar esse suporte? O que fazer para auxiliar na saúde mental desse idoso?
 
A psicóloga traz cinco dicas que podem orientar nessa tarefa e garantir uma maior saúde mental para os seus velhinhos durante a pandemia:
 
1 – Demonstre atenção e cuidado – pergunte se o familiar precisa de algo, se está bem, se mostre disponível para auxiliar em alguma tarefa ou apenas para conversar durante alguns momentos.
 
2 – Observe como o idoso está vivenciando o isolamento – se o familiar pede auxílio, se compartilha seus sentimentos e pensamentos. O isolamento de contato afetivo sugere que outras questões de saúde emocional podem estar se manifestando ou se agravando, como solidão, desamparo ou inatividade.
 
3 – Ensine novas tecnologias – o aprendizado de novas tecnologias, como aplicativos de chamada de vídeo, por exemplo, pode amenizar a saudade dos familiares. Além de que aprender coisas novas fortalece a cognição e aumenta a autoestima.
 
4 – Incentive aprendizados – além das tecnologias existem diversas possibilidades de interesses que podem ser exploradas. Pergunte quais interesses o idoso possui curiosidade e incentive o aprendizado. Aprender coisas novas fortalece a cognição e aumenta a autoestima.
 
5 – Incentive os hobbies – às vezes deixamos de lado algumas atividades que nos dão prazer e até esquecemos o quanto pode ser prazeroso. Incentive esse movimento e resgate. Os hobbies são extremamente vantajosos neste período, pois a maioria, além de ser muito saudáveis para manter-se ativo, podem ser feitos também individualmente.

MAIS NOTÍCIAS