Notícias


Repressão a drones é intensificada na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas

Drone, abatido na PASC, realizava o arremesso de um invólucro, contendo materiais eletrônicos
28/09/2020 Texto e foto: Susepe

Na madrugada desta segunda-feira, dia 28 de setembro de 2020, por volta das 2h30, os agentes de plantão identificaram, interceptaram e abateram um drone sobrevoando a área da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (PASC), que realizava o arremesso de um invólucro, contendo materiais eletrônicos (três telefones celulares, dois cabos de carregador de celular e 10 chips de telefonia).

No dia anterior, último sábado, dia 27, outro drone realizou a mesma tentativa, arremessando um invólucro no pátio do pavilhão C, sendo apreendidos quatro celulares e 14 chips de telefonia. Os materiais ilícitos apreendidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Pronto Atendimento do Município, para os devidos registros.

Vigilância redobrada na PASC

O trabalho de vigilância dentro da PASC contra esse tipo de delito tem se intensificado muito, dada a incidência cada vez maior desse tipo de tentativa de burlar a segurança, que acontece diuturnamente, tendo sido avistado, somente em um dia, em período passado recente, três tentativas frustradas.

Para isso, a PASC conta, além da vigilância interna dos servidores, com a colaboração efetiva do 28º Batalhão de Polícia Militar de Charqueadas, que faz o monitoramento externo da casa prisional. Segundo o vice-diretor da PASC, Julio Munhoz, “Essa união de esforços entre as instituições de segurança tem sido fundamental, permitindo um relativo sucesso na repressão a um advento tecnológico que tem sido cada vez mais utilizado em todas as casas prisionais” Para Munhoz, “Só com a eterna vigilância e o combate contínuo poderemos evitar a entrega de ilícitos cada vez mais perto dos seus receptores”.

Segundo o secretário da Seapen, Cesar Faccioli, “Estas ações são parte de uma diretriz que temos procurado imprimir cada vez mais e da qual faz parte a própria criação da nossa secretaria. É aquilo que chamamos de Presença Plena do Estado, atuando nas ações de tratamento penal, mas investindo fortemente também na manutenção da segurança e da disciplina no ambiente prisional”

MAIS NOTÍCIAS