Notícias


Inscrições para Seleção de Avaliadores de Redações Enem vão até a primeira semana de outubro

Serão selecionados aproximadamente 6 mil profissionais
28/09/2020 Agência Brasil - Foto: Agência Brasil

As inscrições da Seleção de Avaliador de Redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 vão do dia 21 de setembro a 5 de outubro (às 17h horário de Brasília) e devem ser realizadas, exclusivamente, pela internet. Para exercer a função de avaliador, o candidato deve participar do curso de capacitação a distância, além de preencher os requisitos básicos e cumprir todas as etapas obrigatórias. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é responsável por supervisionar a seleção dos profissionais.

Aproximadamente 6 mil avaliadores irão corrigir as redações do Enem 2020. O curso de capacitação ocorrerá a distância durante os dias 24 de outubro a 23 de novembro. Já a capacitação presencial, poderá ser feita de forma online ou presencial nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2021, em razão do distanciamento social.

Para participar da seleção de avaliadores é necessário ser graduado em letras/língua portuguesa ou linguística (a comprovação por meio de diploma é obrigatória), possuir computador pessoal e smartphone (com configurações especificadas no regulamento), além de obter bom desempenho na capacitação a distância e não ser eliminado em qualquer uma das etapas do processo seletivo.

Não é permitida a participação de profissional que estiver inscrito no Enem 2020 (impresso ou digital) ou tiver cônjuge, pais, filhos, dependentes legais ou qualquer outro parente de primeiro grau como participante da prova – ainda que na condição de “treineiro”. Também não poderá participar quem tiver apresentado qualquer conduta repreensível e/ou desempenho ruim como colaborador em edições anteriores do Enem.

Redação

A prova de redação avalia cinco competências: domínio da escrita formal; desenvolvimento do tema em estilo dissertativo-argumentativo; relacionar, organizar e interpretar informações e argumentos em defesa de uma opinião; conhecimento de mecanismos linguísticos para construir a argumentação; elaboração de proposta de intervenção para o problema proposto, com respeito aos direitos humanos.

A nota máxima prevista é 1000. Textos com até sete linhas ou que fogem ao tema estão entre os critérios para zerar a redação.

MAIS NOTÍCIAS