Notícias


A inovação pede passagem no ramo do turismo

Ex-alunos do Senac EAD criam plataforma on-line de turismo guiado
27/09/2020 Usine de Notícias – Foto: pasja1000 from Pixabay / Divulgação

O turismo é um dos setores mais impactados durante a pandemia. Junto com as companhias aéreas, a rede hoteleira foi uma das primeiras a sentir o reflexo da quarentena imposta na tentativa de frear o avanço da Covid-19.

Um estudo da Fundação Getúlio Vargas estima que, só no Brasil, este segmento deve ter perdas de mais de R$ 161 bilhões. No Dia do Turismo, comemorado em 27 de setembro, o cenário não é muito positivo, mas a vontade de dar a volta por cima e ultrapassar as dificuldades nunca para de crescer e esse é o caso do Bando Experiências Guiadas, uma plataforma criada pelos ex-alunos do curso a distância de Guia de Turismo do Senac EAD.

Outra pesquisa divulgada pela Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), aponta que as empresas que vendem viagens registraram queda de 75% a 90% do faturamento durante o mês de maio, no comparativo com o mesmo período no ano passado. O prejuízo chega a R$ 1,08 bilhão.

A iniciativa dos ex-alunos Andréia Gruner, Léo Menezes e Viviane Monteavaro, que, juntos com Michelle Carvalho e Paula Fontella, inquietas e com expertises diferenciadas, a partir da decisão de pensar fora da caixa, é criar algo inovador como oportunizar experiências guiadas on-line em locais onde cada guia tem a sua especialidade.

O processo funciona com a inscrição de guias de turismo credenciados e que receberão da plataforma todo o suporte tecnológico e treinamento para atuar. Os usuários podem viajar de qualquer lugar para qualquer outro local por meio do site www.bandoexperienciasguiadas.com.br. "Essa é uma plataforma desenvolvida por guias de turismo com diversas habilidades, mas com um ponto em comum: o sentimento colaborativo. Aqui o viajante tem a oportunidade de conhecer diversos destinos, sem sair de casa, através de experiências on-line conduzidas", explica Andréia Gruner.

Segundo Viviane Monteavaro, a plataforma é uma ferramenta que busca valorizar o trabalho do guia de turismo. "O profissional capacitado para tal e credenciado junto ao Ministério do Turismo pode disponibilizar o seu trabalho e perfil por meio de Experiências Guiadas On-line, assim o viajante tem acesso a essas informações e conhece lugares incríveis que este profissional pode mostrar", explica.

Ao acessar a plataforma, o viajante encontrará opções de Experiências Guiadas On-line, o olhar do guia sobre aquele trajeto e o perfil destes profissionais, suas experiências e comentários de outros viajantes que já foram guiados. "Já o guia de turismo encontra aqui uma vitrine para divulgar o seu trabalho, sem custos e com apoio tecnológico", completa Léo Menezes.

O Bando está no Facebook, Instagram e também no Youtube como @BandoExperienciasGuiadas. Esse é um novo olhar sobre o que é o turismo e como ele pode ser concebido nos dias de hoje. Desta forma, viajante e guia de turismo são protagonistas de uma experiência única e todos saem ganhando.

MAIS NOTÍCIAS