Notícias


DNIT inicia implantação da sinalização na Nova Ponte do Guaíba em Porto Alegre

Frentes de serviços como pavimentação, construção de viaduto e aterro seguem a pleno no canteiro de obras
26/09/2020 Texto e foto: Comunicação Social – DNIT

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) iniciou, esta semana, a implantação da sinalização horizontal na Nova Ponte do Guaíba, em paralelo à execução da pavimentação.

Com mais de 90% de toda a travessia concluída, os operários estão atuando em diferentes frentes de trabalho para a liberação parcial ao tráfego em novembro.

Até o momento, cerca de dois quilômetros da ponte já receberam a camada de asfalto. Foram aplicados diretamente sobre as lajes de concreto sete centímetros de Concreto Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ) com polímero.

Esse é o procedimento para a pavimentação da travessia sobre o rio Guaíba. Já para os trechos em aterro, onde não foram utilizadas peças pré-moldadas, serão aplicadas duas camadas do produto.
 
Para dar um ritmo acelerado aos trabalhos, tão logo o serviço de pavimentação asfáltica é concluído, tem início a pintura da sinalização horizontal. A aplicação da tinta termoplástica já foi realizada em aproximadamente 900 metros das pistas da Nova Ponte do Guaíba.

Os trabalhadores estão atuando ainda em outras frentes, que seguem em ritmo intenso, como a execução da ligação da nova travessia com a rodovia BR-290/BR-116.

A construção do viaduto no km 99 está avançando, assim como o alargamento da pista existente entre o km 100 e o km 102 da rodovia. Neste ponto, estão sendo colocados macadame seco e brita.

MAIS NOTÍCIAS