Notícias


Dica de Receita: Ceviche de Banana

Em alusão ao Dia da Banana, docente da Faculdade Senac Porto Alegre ensina receita especial
24/09/2020 Usine de Notícias – Foto: Divulgação

A alimentação saudável tem crescido fortemente nos últimos anos. Segundo dados da empresa Euromonitor Internacional, o crescimento no consumo per capita de frutas e hortaliças in natura até 2022 pode chegar a 15%. Isso se dá por um maior interesse na saudabilidade, com refeições menos processadas e com maior número de alimentos naturais na dieta.

Dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA/USP), em conjunto com a HF Brasil, apontam que a produção da banana, uma das frutas mais consumidas no país, pode chegar a 7 milhões no ano de 2022, um aumento de 11% para 2017.

Além de lucrativa, a fruta também é rica em nutrientes. Pelo Dia Nacional da Banana, comemorado em 22 de setembro, o docente da Faculdade Senac Porto Alegre, Bruno Ivanoff, preparou uma receita para essa data tão especial. Confira agora o passo a passo para um delicioso ceviche de banana.

Ceviche de Banana

Ingredientes

5 bananas da terra

1  cebola roxa pequena

40ml de suco de laranja

40ml de suco de limão siciliano

2 colheres de sopa de coentro ou salsa

½ colher de chá de gengibre ralado

½ manga kent

Pimenta dedo-de-moça a gosto

Sal a gosto

Modo de Preparo

Corte a cebola em fatias bem finas e reserve em um bowl. Separe uma banana para executar os chips para acabamento.  As outras 4 bananas corte em rodelas de 1 cm de espessura e coloque no bowl com a cebola. Faça cubos de 1cm por 1cm com a manga e misture ao preparo. Pique finamente a salsa ou coentro e a pimenta, misturando com a banana. Rale o gengibre e adicione. Por fim, retire o suco do limão e da laranja e coloque no preparo e deixe por 20 minutos.  Para fazer os chips corte a banana primeiro ao meio e depois em cortes longitudinais. Frite em óleo a 180°C, descanse em um papel toalha e polvilhe uma pitada de sal. Monte 4 porções de ceviche e finalize com os chips de banana.

MAIS NOTÍCIAS