Notícias


Secretaria de Educação de Camaquã promove debate sobre saúde mental para professores da EJA

Encontro reuniu psicólogas para abordar temas como suicídio e automutilação, e a prevenção a acidentes e violência escolar
03/10/2019
Anterior Próximo

A Secretaria Municipal da Educação de Camaquã (SME) promoveu debate sobre saúde mental para professores municipais da educação de jovens e adultos (EJA).

O encontro ocorreu na quinta-feira, dia 26 de setembro de 2019, no auditório SME, e trouxe psicólogas para abordar o tema.

O evento teve como base das discussões o filme “Nasce uma estrela”. A partir dele foram analisadas as situações do filme num estudo de caso do casal Jackson Maine (vivido por Bradley Cooper) e sua relação com Ally (interpretada por Lady Gaga).

As psicólogas Cristiane Leite e Liane Borba, do CAPS, Simone Sirovec, do CAICA, e Franciele Schivinscki, do Hospital Nossa Senhora Aparecida, realizaram o debate conduzido pela assessora da SME, Carina Rosa.

Dentre os principais objetivos do encontro estão abordar a Lei n° 13.819, que institui a política de prevenção da automutilação e do suicídio, as Comissões Internas de Prevenção a acidentes e violência escolar (CIPAVE) e a situação de vulnerabilidade familiar e social em que está inserida a maior parte dos alunos da EJA.

Além dessas questões, havia também as angústias das equipes diretivas e pedagógicas de trazer esse assunto para debate, visto que há indícios e notificações de suspeita e percepção de casos de automutilação e suicídio entre os estudantes.

O encontro ocorreu dentro das programações do Setembro Amarelo do município que foca na prevenção ao suicídio e na valorização da vida.

MAIS NOTÍCIAS