Notícias


Em 22 anos de atuação, PROERD já capacitou mais de 1 milhão de pessoas no RS

O programa realizado é referência em prevenção primária às drogas e violência
20/09/2020 Texto e foto: Brigada Militar

Tendo como principais objetivos a prevenção e redução do uso indevido de drogas e o combate a violência na comunidade escolar, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) está há 22 anos atuando em prol da sociedade gaúcha.

Oportunizando novos conhecimentos e possibilidades, o projeto, desenvolvido no Rio Grande do Sul pela Brigada Militar, já orientou mais de 1 milhão de crianças e adolescentes, em todos os municípios do Estado. Para isso, mais de 60 mil instituições de ensino, públicas e particulares, receberam palestras, reuniões e visitas ao longo deste período.

Originário do projeto norte-americano Drug Abuse Resistance Education (D.A.R.E.), o Proerd foi iniciado em 1998. De lá para cá, em mais de duas décadas de atividades, consolidou-se no cenário estadual, nacional e internacional como um programa de referência em prevenção primária, uma vez que utiliza currículos específicos para a educação infantil, realizando atividades interativas e divertidas, que contribuem no desenvolvimento de competência social, habilidades de comunicação, autoestima, empatia, tomada de decisões positivas, resolução de conflitos, objetivo de vida e independência.

“O objetivo do programa é encorajar as crianças, em idade escolar, e ampliar suas alternativas positivas para evitarem o uso de drogas e a prática da violência. O Proerd (faz isso) através da orientação e conscientização dos efeitos provocados pela dependência de substâncias químicas, sejam elas lícitas ou ilícitas, bem como, da importância de ser responsável e da consequência das ações em suas vidas”, salienta a Major Karine Pires, Coordenadora Técnica Estadual do Proerd/RS.

Para a execução do programa, que desde 2016 vem aumentando o número de estudantes orientados, a Brigada Militar também realiza de forma recorrente a capacitação de policiais militares. Segundo o último balanço, do ano passado, 366 brigadianos estão aptos para realizarem as atividades previstas. Além disso, o Proerd ainda conta com a ação conjunta de professores, especialistas, estudantes e pais.

MAIS NOTÍCIAS