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Sebrae RS cria página com dicas para melhorar a gestão financeira

No site é possível encontrar conteúdos para ajudar a organizar as contas nesse momento de crise
18/09/2020 Assessoria de Imprensa Sebrae RS – Foto: Divulgação

Ter uma boa gestão financeira pode ser um dos segredos para fazer o negócio prosperar. Durante a pandemia ocasionada pelo novo coronavírus, muitos empreendedores sentiram a redução de clientes e precisaram adaptar os negócios para equilibrar as contas e não ficarem no prejuízo.

“Foi um momento de fazer alguns cortes para reduzir o custo fixo, diminuindo pequenos gastos e valores que não são tão essenciais como o consumo de energia, negociar o valor do aluguel, conversar com fornecedores, entre outros. Com pequenas ações, o custo geral da empresa será menor”, aconselha o analista de relacionamento com clientes do Sebrae RS, Álvaro Fossati.

De acordo com a mais recente Pesquisa de Monitoramento dos Pequenos Negócios na Crise, receber consultorias para gestão financeira tornou-se uma das principais necessidade para 18% dos empresários entrevistados, seguida de ter orientações financeiras (16%).

Com o objetivo de contribuir para melhorar o planejamento diante do impacto da crise na saúde financeira dos pequenos negócios, o Sebrae RS criou página em seu portal, totalmente dedicada aos empreendedores que precisam aprimorar esse aspecto da empresa.

Acesse gratuitamente https://sebraers.com.br/financas e tenha à disposição conteúdos como ferramenta de fluxo de caixa, que ajudará a equilibrar as contas, além entender melhor os recursos em caixa disponíveis para ser mais assertivo nas decisões.

O analista ainda comenta que o fluxo de caixa é a movimentação mais importante para a empresa, pois é possível fazer uma projeção da necessidade de capital de giro ou se será preciso realizar algum empréstimo momentâneo. “A empresa necessita saber exatamente o valor que custa cada produto para poder estimar corretamente a margem de lucro, evitando que venda ou preste o seus serviços com prejuízos”, relata Fossati.

Empresa Modelo redefiniu fluxo financeiro para vencer o momento

A empresa Modelo - Sistemas Construtivos, de Santa Rosa, trabalha há 20 anos com tecnologia em pré-moldados e metalurgia. Durante a pandemia, houve uma pequena redução nas demandas da empresa e foi necessário realizar algumas adaptações na gestão financeira, como reduzir a margem de lucros, por exemplo. Para não correr o risco de ser impactada negativamente pela crise, recorreu ao Sebrae RS. Através de uma consultoria, redefiniram todo o fluxo financeiro e reestruturaram para ter todas as movimentações mais claras.

“Começamos a usar algumas ferramentas, passamos a usar um sistema, organizamos todos os processos financeiros e isso nos deu mais segurança nos processos, garantindo que não vamos fechar. Agora, temos uma visão mais clara do que a empresa possui e podemos até prospectar o futuro”, relata a sócia da Modelo Sistemas Construtivos, Keithy Zamin.

Também com o propósito de ajudar os empreendedores como a Keithy neste momento mais delicado economicamente, o Sebrae RS possui um Programa de Recuperação Empresarial com o foco em empresas que necessitam de apoio para colocar as contas em dia. O pacote essencial oferece duas modalidades, cada uma com 12 horas de consultorias: o Plano de Gerenciamento de Crises e o Consultoria de Gestão de Fluxo de Caixas. Para saber mais acesse www.sebraers.com.br/.

Confira três dicas para ter um melhor domínio das informações financeiras:

Controle: é importante ter o registro de todas as informações financeiras (entradas e saídas), seja com um caderninho, em uma planilha Excel ou através de um aplicativo ou em um sistema.

Análise: é preciso analisar os dados anotados no item anterior. Esta é a etapa mais importante, pois através dela é possível extrair informações sobre a necessidade de capital de giro e o que será preciso fazer para manter o equilíbrio e a saúde financeira da empresa.

Tomada de decisão: com as informações analisadas, esta etapa é fundamental para ser mais assertivo na hora de escolher por movimentar o estoque, criar ofertas em determinados produtos ou realizar adaptações com base na nova situação financeira da empresa.

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