Notícias


STAS e FGTAS divulgam os vencedores do Concurso de Valorização do Artesanato Gaúcho

Confira, a seguir, os 10 produtos vencedores
17/09/2020 Comunicação Social / Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) – Foto: Divulgação

A Secretaria de Trabalho e Assistência Social (STAS) e a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), por meio do Programa Gaúcho do Artesanato (PGA), divulgam a relação de vencedores do Concurso de Valorização do Artesanato Gaúcho, categoria Tradição Gaúcha, modalidade Avaliação Técnica. Confira, a seguir, os 10 produtos vencedores:

1º lugar: Mateira do artesão Marco Cesar Soares (Gravataí)
2º lugar: Mango do artesão Marco Cesar Soares (Gravataí)
3º lugar: Faca em Prata e Ouro do artesão Romildo Habitante (Santa Rosa)
4º lugar: Cuias do artesão Klayton Luiz Schneider (Porto Alegre)
5º lugar: Faca em Inox Alpaca do artesão Romildo Habitante (Santa Rosa)
6º lugar: Bomba de Chimarrão do artesão Klayton Luiz Schneider (Porto Alegre)
7º lugar: Conjunto de Faca 12 Polegadas do artesão Romildo Habitante (Santa Rosa)
8º lugar: Meio-preparo do artesão Marco Cesar Soares (Gravataí)
9º lugar: The Rooster King do artesão Rafael Korpalski Cárdenas (Mariana Pimentel)
10º lugar: Pelego preto do artesão Iader Alexandre da Silva Moraes (Nova Santa Rita)

Ao todo, foram inscritos 66 produtos no concurso. A relação completa de participantes está disponível no site: www.artesanatogaucho.rs.gov.br.
Sobre o concurso

Os artesãos inscritos na 1ª Exposição Virtual de Produtos de Artesanato do RS também podem concorrer, gratuitamente, à exposição de seus produtos em espaços de destaque no blog, mediante a participação dos Concursos de Valorização do Artesanato Gaúcho, através do cadastro de peças relacionadas às campanhas em andamento (típico gaúcho; motivos infantis; referência à matriz africana; motivo natalino; representatividade cultural e popular).

As eleições dos concursos são realizadas por Comissão Técnica Avaliadora ou modalidade aberta (avaliação popular, produto com maior número de visualizações, produto com maior número de compartilhamentos em redes sociais e maior número de artesãos inscritos por município ou região).

A Comissão Técnica Avaliadora analisa a porcentagem do trabalho manual, a matéria-prima, o conhecimento da técnica, a personalidade no estilo e os critérios no desenho, a estética, o produto final, os aspectos em destaque, o registro fotográfico do artesanato e a adequação ao tema enfoque.

Exposição

A 1ª Exposição Virtual de Produtos de Artesanato do RS ocorre de 8 de setembro a 26 de dezembro de 2020, no blog: www.artesanatogaucho.rs.gov.br. O evento virtual é uma alternativa à 37ª Expoargs, maior feira de artesanato gaúcho, que foi cancelada devido à pandemia e era realizada, simultaneamente à Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

PGA

Vinculada à STAS, a FGTAS desenvolve o Programa Gaúcho do Artesanato (PGA), que incentiva a profissionalização e fomenta a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e apoio à comercialização. É responsável pela emissão da Carteira de Artesão, que viabiliza a isenção de ICMS para a circulação de produtos, a emissão de notas fiscais e a exportação de produtos como pessoa física, além da participação de exposições e feiras para comercialização de produtos.

MAIS NOTÍCIAS