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Como fidelizar clientes?

Docente do Senac Camaquã dá dicas práticas sobre o assunto
17/09/2020 Usine de Notícias – Foto: Pexels por Pixabay / Divulgação

Desde o início da pandemia da Covid-19 e da imposição do isolamento social, a maneira das empresas de lidarem com os clientes foi profundamente afetada, além das alterações de consumo e das novas tendências.

Essas mudanças de comportamento também interferiram na maneira de fidelizá-lo, visto que ele é a peça-chave para o sucesso de um empreendimento e de como a empresa é vista no mercado de trabalho. É necessário reconhecer quem é o cliente, para que assim se possa encontrar soluções e possibilidades.

Em comemoração ao Dia do Cliente, celebrado no dia 15 de setembro, o docente da área de Gestão do Senac Camaquã, Douglas de Lima Magalhães, separou cinco dicas de como fidelizar e conquistar clientes. Confira:
 
Entenda seu consumidor: Uma prática muito simples, mas de grande valia é compreender os anseios do seu cliente e como ele chegou até você. Isso servirá de base para diversas tomadas de decisão, como tipo de produto a ser ofertado até qual é a melhor estratégia de marketing a ser realizada;

Atendimento diferenciado: Hoje ouvimos muito em personalização e o mesmo pode ocorrer com o atendimento ao seu cliente.

Para isso, treine a sua equipe de forma incessante, elabore um roteiro de atendimento com possíveis perguntas e respostas mais usadas, e claro dando aquele toque diferenciado que somente a sua empresa tem.

Atendimento virtual, mas real: Como neste momento muitos estão em casa e consumindo através das mais diferentes plataformas, este atendimento mesmo que distante através de um chat, deve também ser diferenciado, seguindo as dicas acima e adicionando uma pitada de agilidade. Nunca deixe seu cliente sem respostas, você irá se destacar nas redes e aplicativos de vendas;

Conquiste seu público antes de ser tornar cliente: Para fidelizarmos os clientes e gerar aquela “vontade” de compra, devemos ter um marketing  assertivo. Para isso, busque o acompanhamento de profissionais especializados, eles irão nortear você neste caminho sem cair em erros simples que podem afugentar seu cliente, ou até mesmo gerar perdas financeiras;

Fidelizar para manter: Hoje o ato de fidelizar um cliente por mais complexo que seja, é apenas o começo de uma relação que deve ser duradoura. Mas não basta fidelizar, é também necessário acompanhar sempre o seu cliente, observando as sutis dicas que ele te dá. Nunca esqueça que o feedback é sim importante e deve ser levado em consideração para a correção de erros que podem estar afetando uma grande parcela de seus clientes.

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