Notícias


Edital Techfuturo investe em negócios inovadores para empresas do RS

Visa fortalecer o sistema estadual de ciência, tecnologia e inovação, bem como a economia gaúcha
15/09/2020 Ascom Scit / Edição: Secom – Foto: Divulgação

O edital Techfuturo, que destina R$ 5,6 milhões para iniciativas voltadas à tecnologia portadora de futuro, foi lançado na segunda-feira, dia 14 de setembro, às 17h.

O Techfuturo é um programa da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) que financiará, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS), o desenvolvimento de soluções inovadoras para empresas gaúchas, estimulando os setores estratégicos da economia do Estado.

O lançamento foi transmitido pela página do governo do Estado no no YouTube e contou com as presenças do governador Eduardo Leite, do titular da Sict, Luís Lamb, do diretor presidente da Fapergs, Odir Dellagostin, e do diretor-superintendente do Sebrae/RS, André Godoy. Esta é uma ação de união entre as instituições – Sict, Sebrae e Fapergs – que visa fortalecer o sistema estadual de ciência, tecnologia e inovação, bem como a economia gaúcha.

O objetivo do edital é financiar o desenvolvimento de soluções inovadoras para empresas do Rio Grande do Sul, sejam novos produtos, processos ou serviços de caráter inovador, incremental ou radical, incluindo produtos premium.

Estas inovações devem promover o aumento da produtividade e competitividade, aproximando as instituições científicas e tecnológicas (ICTs) que desenvolvem pesquisas aplicadas nas tecnologias portadoras de futuro com as empresas que têm interesse econômico na sua aplicação comercial.

Podem participar empresas dos setores estratégicos da matriz produtiva gaúcha, de qualquer porte, com CNPJ ativo e registrado no Rio Grande do Sul, respeitando as regras específicas de cada categoria descritas no edital. O prazo para submissão é até 29 de outubro e a divulgação das aprovações ocorrerá até 16 de dezembro, com a contratação efetuada ainda este ano. Clique aqui para mais informações.

Techfuturo

O programa Techfuturo, da Sict, foi instituído por meio do Decreto 55.382, publicado em 23 de julho. O objetivo é apoiar a transferência de tecnologias portadoras de futuro para a matriz produtiva gaúcha, por meio da aproximação efetiva de instituições científicas e tecnológicas e pesquisadores da academia com empresas e startups em operação no Estado, com a implementação de projetos de inovação que efetivem a evolução tecnológica da economia do Rio Grande do Sul.

Ele integra o portfólio de programas e projetos da Sict com o propósito de apoiar as ações efetivas nos ambientes de inovação, viabilizando e estimulando oportunidades de conexão entre os atores da quádrupla hélice nos ecossistemas das oito regiões do Inova RS.

MAIS NOTÍCIAS