Notícias


Defesa Civil do Estado tem 625 mil celulares cadastrados para receber alertas

São enviados avisos sobre desastres como temporais, deslizamentos e inundações, além de informações relacionadas à Covid-19
14/09/2020 Ascom Defesa Civil / Edição: Secom – Foto: Divulgação

A população do Rio Grande do Sul pode receber avisos e alertas da Defesa Civil Estadual diretamente no celular. O serviço de SMS 40199 tem como intuito enviar alertas sobre a possibilidade de desastres como temporais, deslizamentos e inundações, além de avisos e informações relacionados à Covid-19. O serviço é disponibilizado de forma gratuita.

Para receber os avisos por SMS, os interessados devem enviar uma mensagem do telefone celular para o número 40199. Na área de texto é só indicar o CEP de interesse – é permitido cadastrar mais de um CEP. Com o cadastro feito, o celular está apto a receber alertas e recomendações da Defesa Civil.

Atualmente, no Rio Grande do Sul mais de 625 mil celulares estão habilitados, segundo dados do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), do Ministério do Desenvolvimento Regional.

Outra forma de saber com antecedência a possibilidade de desastres naturais é por meio de mensagens nas TVs por assinatura. O serviço é gratuito, está disponível em todos os Estados do Brasil e não há necessidade de cadastro prévio.

Ações conjuntas

A emissão de alertas é fruto de um trabalho conjunto. Os boletins meteorológicos que podem indicar a possibilidade de ocorrências são gerados pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), que os repassa ao Cenad para avaliação.

No Rio Grande do Sul, caso os técnicos da Defesa Civil e da Sala de Situação da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) também constatem o risco de ocorrências, são emitidos avisos para as Defesas Civis municipais e a população cadastrada no serviço. As mensagens de SMS, Google e TVs por assinatura são disparadas por meio de uma parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

MAIS NOTÍCIAS