Notícias


Grupo de Trabalho visita mais um hospital fechado na Capital

HAA parou de funcionar em abril de 2020 por decisão dos gestores do HCPA
08/09/2020 Agência de Notícias ALRS - Foto: Divulgação

Na manhã da quarta, dia 3 de setembro de 2020, aconteceu a visita técnica ao Hospital Álvaro Alvim (HAA) pelo Grupo de Trabalho pela transparência no uso dos recursos destinados ao combate a Covid-19 (novo coronavírus) pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre (PMPA). Compuseram a comitiva que realizou a visita técnica ao HAA: o deputado Dr. Thiago Duarte (DEM); o deputado Tiago Simon (MDB); a coordenadora da comissão de fiscalização do Cremers Dra. Lais Del Pino Leboutte e o diretor do Simers Dr. Eduardo Dias.

A visita foi conduzida por Jorge Luis Bajerski, diretor administrativo do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), ao qual está vinculada o HAA. Foram visitados dois andares de um dos blocos desta estrutura hospitalar que está fechada, nestes andares existiam 50 leitos. O HAA parou de funcionar em abril de 2020 por decisão dos gestores do HCPA.

Antes de visitar a estrutura física do HAA houve uma reunião entre os membros da comitiva e do HCPA, em que foi explicado que providências o HCPA tomou para atender os pacientes infectados com o novo coronavírus.

Entre várias medidas foram abertos 105 leitos, certificados para Covid-19 com respiradores de alta performance abertos com recursos do Governo Federal. Durante a reunião deputado Dr. Thiago destacou que nos meses de março, abril e maio foram tomadas medidas restritivas, "foram passando os dias e o meses e não se conseguiu avançar em Porto Alegre, com exceção do HCPA, em termos de incremento de leitos de enfermaria e em leitos de UTI".

 A visita as instalações do HAA acontecerem em dois andares em que haviam leitos reformados e preparados recentemente com recursos do HCPA. Não haviam respiradores, haviam camas hospitalares em quartos muito bem preparados, com instalações para oxigênio e banheiro individualizados nos quartos. 20 leitos no primeiro andar visitado e 30 leitos no segundo. "Eu fiz partos no HAA", lembrou Dr. Thiago Duarte, "certamente melhor do que um hospital de campanha", completou.

“O HAA, está sob a administração do HCPA, é um hospital em condições de ser utilizado, tem a possibilidade de operaram pelo menos 60 leitos de enfermaria, podendo chegar a 100.  Os leitos de UTI que existiam aqui, assim como os profissionais, foram levados para a sede, no HCPA” explicou Dr. Thiago Duarte.

“A cidade de Porto Alegre não pode prescindir destes leitos, que têm condição de uso de imediato, por falta de gestão”. Na avaliação do Dr. Thiago e de acordo com a reunião com os gestores do HAA a perspectiva é fechamento. “A cidade perde muito, condições de tratamento. ”

O HAA foi um centro de tratamento de pesquisa de adictos em drogas e álcool, “hoje temos no Pronto Atendimento da Cruzeiro do Sul (PACS) que opera como um hospital clandestino com pacientes internados por vezes até no chão, e este hospital fechado. Isto fica cada vez mais doloroso. ”

A Prefeitura Municipal de Porto Alegre é gestora plena da saúde “e poderia se valer destes leitos que são necessários para a cidade” conclui o deputado Dr. Thiago Duarte.

Segundo o diretor administrativo do HCPA o provável futuro desta estrutura hospitalar é ser devolvida para a União nos próximos meses, que é a dona do prédio.

MAIS NOTÍCIAS