Notícias


Uergs assina Termo de Cooperação para a elaboração do Manual de Redação Oficial do Estado

Lançamento da nova edição do Manual está prevista para 2021
08/09/2020 Ascom Uergs – Foto: Divulgação

A Uergs assinou recentemente um acordo de cooperação com a Secretaria Estadual de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) para a elaboração da próxima edição do Manual de Redação Oficial do Estado do Rio Grande do Sul.  

A iniciativa envolve o curso de Licenciatura em Letras da Universidade e o Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul (Apers), responsáveis pela redação do Manual. A previsão é de que o lançamento ocorra no segundo semestre de 2021.

A “Redação Oficial” é a maneira pela qual o poder público redige, entre outros, atos normativos e suas comunicações oficiais. O Manual de Redação Oficial permite a padronização documental das comunicações dos órgãos estaduais do Poder Executivo e a transparência dos atos normativos, além de contribuir para a sistematização da classificação dos modelos propostos, facilitando a identificação. O programa envolve as áreas de Linguística Aplicada; Arquivologia; Ciências Jurídicas e Sociais; e Ciências da Computação.

O Apers é responsável pela produção do texto do Manual, definindo a padronização dos documentos oficiais do Estado, tanto no que se refere à espécie documental, quanto à forma do documento e os aspectos gramaticais da língua.

Além de consultoria técnica para validação das etapas de construção do Manual, a Uergs promoverá oficinas que serão ministradas para o público interno e externo à Universidade, por meio de Projeto de Extensão Universitária.

Na Uergs, o projeto ocorre no âmbito do Curso de Licenciatura em Letras: Habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa. As atividades são coordenadas pelo professor Gilmar de Azevedo com a colaboração de Tiago Maria Pedroso, acadêmico de Letras da Uergs e estagiário no Apers.

De acordo com Gilmar, “esta parceria do Apers com o Curso de Letras da Uergs fortalece ações de desenvolvimento por meio do conhecimento para a capacitação de funcionários e melhoramento da organização e comunicação do órgão público. Docentes e acadêmicos de Letras, ao ofertarem oficinas de Língua Portuguesa, de forma contínua, em módulos, para a capacitação dos funcionários do arquivo público, também desenvolvem o processo de prática docente e convívio com a comunidade”, afirma.

MAIS NOTÍCIAS