Notícias


Selo de Origem em linguiça e charque locais é meta da gestão, em Pelotas

Produtos artesanais de agroindústrias pelotenses poderão receber a indicação geográfica
30/09/2019 Assessoria de Comunicação de Pelotas / Tânia Magalhães - Foto: Divulgação/SDR

Dois produtos artesanais de origem animal, produzidos por agroindústrias pelotenses – linguiça mista defumada e charque –, poderão ter indicação de procedência.

A Prefeitura de Pelotas, via Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), já deu início a reuniões com produtores. Entre os benefícios da conquista do Selo de Origem está o reconhecimento do vínculo dos alimentos à localidade de produção.

Equipe da SDR explica que a indicação de procedência remete o alimento à localidade reconhecida com notoriedade como centro produtor daquele item.

A linguiça mista defumada, que será certificada como linguiça pomerana, é fabricada artesanalmente por mais de um século no Município, onde foi inserida por colonizadores alemães e pomeranos. Trata-se de um produto levemente maturado, feito à base de carnes moídas suína e bovina, condimentos e defumação em estufa.

O charque é produzido em Pelotas desde o século 18. A primeira charqueada foi construída neste território em 1780.

Segurança e qualidade

Para os consumidores, a indicação de procedência e a obtenção do Selo de Origem pelas agroindústrias representa segurança quanto à qualidade dos alimentos. Em reunião, a SDR apresentou o projeto a proprietários de agroindústrias do ramo de origem animal.

A partir de agora, equipe técnica aperfeiçoará instrução normativa para controle da produção e tomará providências tendo em vista a indicação de procedência.

O projeto de Pelotas vai ao encontro do Selo Arte, instituído pela Lei Federal nº 13.680, de 14 de junho de 2018. Ele permite a identificação dos alimentos como artesanais e como não prejudiciais ao consumo, além de incentivar a produção e comercialização dos itens e criar oportunidade de agregar valor a eles.

Participaram da reunião realizada nesta semana, na SDR, Cléo Bierhals (Frigorífico Cléo Bierhals), Jardel Coimbra (Embutidos Coimbra), Charles Griep (Embutidos Triunfo), Valdir e Elias Bergmann (Embutidos Bergmann), Wandir Elmo Peter (W Peter Embutidos), e o representante da Secretaria, Telmo Lena Garcez.

MAIS NOTÍCIAS