Notícias


Lagarteando com a Saúde Mental agita Praça Coronel Pedro Osório, em Pelotas

Ação integra programação do Setembro Amarelo na cidade
30/09/2019 Ascom Prefeitura de Pelotas / Daiane Santos - Fotos: Michel Corvello
Anterior Próximo

Na terça-feira, dia 24 de setembro de 2019, a Prefeitura de Pelotas, através da Coordenação de Saúde Mental da Secretaria de Saúde (SMS) e do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Porto, realizou mais uma edição do projeto Lagarteando com a Saúde Mental.

A ação, parte da programação do Setembro Amarelo no município, reuniu usuários e equipes dos Caps da cidade na Praça Coronel Pedro Osório. Durante todo o dia, agentes da saúde esclareceram dúvidas sobre o atendimento público disponível para pessoas com problemas relacionados à saúde mental.

Também foram desenvolvidas atividades de prevenção ao suicídio, tema do Setembro Amarelo, e de luta antimanicomial, símbolo do Lagarteando. “Não quero ter o meu cuidado trancafiado. Trancar não é cuidar. Manicômio nunca mais”, disso o artista de rua Cid Fernandez Curt Branco, 50 anos, ressaltando que prefere o tratamento atual praticado pelos Caps, focado na liberdade dos usuários.

Ele e sua colega Lariflor foram uma das atrações do dia, que incluíram apresentações dos grupos musicais Esperança e Los Lokos, e a Tenda do Afeto Popular, dentre outros. O evento contou ainda com apoio da Universidade Católica de pelotas (UCPel) e da Faculdade Anhanguera.

Segundo o coordenador do Caps Porto, Izamir Duarte de Farias, nesta edição, o projeto chama especial atenção para a prevenção ao suicídio. Mais de 500 pessoas participaram da atividade que, para ele, é um espaço importante de aproximação da comunidade com os usuários e profissionais dos Caps.

“O que é feito dentro dos Caps não pode ficar entre as paredes de suas sedes. Tem que haver diálogo e aproximação com a comunidade, afinal é isso que a atenção psicossocial defende, a reinserção do usuário na comunidade”, destacou Farias.

MAIS NOTÍCIAS