Notícias


CEO Sorrir comemora cinco anos com quase 22 mil procedimentos, em Pelotas

O Centro de Especialidades Odontológicas é referência em saúde bucal na cidade
30/09/2019 Ascom Prefeitura de Pelotas / Daiane Santos - Fotos: Igor Sobral
Anterior Próximo

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Sorrir da Prefeitura de Pelotas comemora em setembro cinco anos de atendimento à comunidade pelotense.

Nesse período, quase 22 mil atendimentos foram realizados, o que equivale a 366 procedimentos por mês, principalmente de média complexidade, como cirurgias, tratamentos de canal (endodontia), tratamentos especializados de gengiva (periodontia) e atendimento a Pessoas com Necessidades Especiais (PNE).

Para isso, o espaço conta com equipe especializada, consultórios odontológicos modernos, endodontia rotatória e exame de raio-x digital, o que, segundo a dentista Andréa Waltzer, facilita muito o trabalho diário.

“Conseguimos fazer diagnósticos mais precisos, o que agiliza o atendimento. Isso é muito positivo no caso das pessoas com necessidades especiais, por exemplo, que nem sempre conseguem ficar muito tempo na cadeira”, diz Andréa.

Em Pelotas, todas as 50 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) oferecem atendimento odontológico. É das UBSs que os usuários são encaminhados para o CEO Sorrir, onde passam por intervenções mais complexas, tudo através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Atualmente, 11 dentistas e cinco auxiliares de Saúde Bucal integram a equipe do espaço, que também tem parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) para a realização de exames mais avançados.  

Sorrir em números

Em cinco anos de atuação, o CEO Sorrir realizou 21.966 procedimentos, divididos da seguinte forma:

Procedimentos básicos em PNE* – 2.225

Periodontia – 4.983

Endodontia de Molar – 781

Endodontia – 2.200

Cirurgia – 6.321

*Pessoas com Necessidades Especiais

Como utilizar o CEO  

Conforme a dentista Mariane Laroque, da chefia do setor de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde (SMS), por ser um serviço público especializado, as portas de entrada do CEO Sorrir são as UBSs.

O profissional da unidade faz o plano de tratamento para o paciente e, quando não é possível realizá-lo nas unidades, o encaminha, via Central de Regulação, para o atendimento e o usuário recebe uma ligação para marcar a consulta especializada.

“Não costuma demorar. Tentamos manter a agenda bem organizada, para evitar problemas”, garante a secretária Margit Waltzer.

O CEO Sorrir fica na rua Voluntários da Pátria, 1.428, sala 203. Mais informações pelo telefone (53) 3222-1426.

MAIS NOTÍCIAS