Notícias


Deputado Edson Brum integra a Frente em Defesa dos Produtores da Cadeia do Tabaco

A instalação ocorreu em reunião virtual
04/09/2020 Melissa Bulegon / Assessora de Imprensa – Foto: Reprodução

O deputado Edson Brum (MDB) integrará a Frente Parlamentar em Defesa dos Produtores da Cadeia do Tabaco da Assembleia Legislativa. A instalação ocorreu na noite da quinta-feira, dia 3 de setembro de 2020, em reunião virtual.

“Esta Frente Parlamentar vem para proteger, trabalhar, ajudar e fortalecer esta atividade digna e lícita que mantém em pé a economia de centenas de municípios. Juntos com o presidente Zé Nunes e o colega Elton Weber, iremos trabalhar pela proteção dos produtores de tabaco e seguiremos firmes na luta em defesa do setor primário”, destacou Brum.

Durante manifestação na reunião, o parlamentar, natural de Rio Pardo, lamentou o sofrimento do produtor de tabaco. “Especialmente do ano passado para cá, perdemos quase 3 mil fumicultores no Rio Grande do Sul por causa do achatamento dos ganhos do produtor. O preço dos insumos aumentou, o dólar subiu, mas o preço do tabaco não acompanhou esse aumento”, comparou.

Brum também criticou o fato de as companhias fumageiras deixarem os produtores com as margens de ganhos achatadas e, como a atividade envolve muita mão de obra, eles estão abandonando a fumicultura. “E se trata de uma atividade importantíssima e fundamental para muitos municípios, especialmente os pequenos”, enfatizou. 

Por fim, o deputado, que é presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária Gaúcha, salientou que seguirá na luta pelo setor primário, não só do produtor de tabaco, mas também de todos os homens e as mulheres do campo. “Principalmente neste momento em que precisamos de unidade para que a carga tributária não seja depositada na conta de quem faz e produz alimentos no Estado”, completou.

MAIS NOTÍCIAS