Notícias


Quarta edição do Qualifica RS inicia seleção de profissionais

Processo recebeu 192 inscrições para quatro cargos na administração estadual
04/09/2020 Ascom SPGG / Edição: Secom – Foto: Divulgação

Um ano após a conclusão do primeiro processo do Qualifica RS, a quarta edição do programa de seleção de profissionais para funções estratégicas no governo do Estado encerrou as inscrições com um total de 192 interessados para as quatro vagas abertas na administração pública.

A seleção para o cargo de diretor do Departamento de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação recebeu 48 inscrições, processo encerrado no dia 21 de agosto, e teve a fase de entrevistas iniciada na segunda-feira, dia 31 de agosto.

As demais oportunidades para chefe da Divisão de Planejamento de Recursos Humanos do Estado (70 inscrições), diretor da Escola de Educação Infantil do Centro Administrativo Fernando Ferrari – Caff (38 inscrições) e coordenador pedagógico da Escola Infantil do Caff (36 inscrições), tiveram prazo até 28 de agosto e estão agora no período de avaliação curricular. Todos as vagas desta edição são para atuação na Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG).

Na etapa de entrevistas desta quarta edição, o Qualifica RS contará com avaliadores externos. Nela, será feita a análise das competências comportamentais (liderança e engajamento, comunicação e gestão, inovação e resiliência) e também das competências técnicas específicas dos candidatos para cada vaga. Desde a inscrição, todas as etapas podem ser acompanhadas de forma on-line, por meio do site qualificars.rs.gov.br.

"A implantação do projeto-piloto no início deste ano na Secretaria de Planejamento tem sido uma experiência enriquecedora na seleção de liderança por meio de uma matriz de competência. O processo de recrutamento também envolve parceiros externos que nos auxiliam com suas experiências e um novo olhar, agregando valor público e otimizando os fluxos com o intuito constante de aprimoramento”, destaca a diretora de Recursos Humanos do Estado, Andrea Pasquini.

A previsão é de que o escolhido para o cargo no Departamento de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação seja conhecido até o final de setembro. Os demais, em outubro.

"O Qualifica RS é um importante instrumento na profissionalização da gestão de pública gaúcha. A seleção de cargos de lideranças segue uma metodologia inovadora, que seleciona as pessoas com as competências técnicas e comportamentais necessárias para o cargo. É importante termos a pessoa certa no lugar certo para seguirmos avançando na qualidade dos serviços públicos", ressalta a subsecretária de Gestão de Pessoas da SPGG, Iracema Castelo Branco.

Parceria

O Qualifica RS surgiu a partir de uma cooperação técnica com a Fundação Lemann, representando uma aliança de organizações do terceiro setor, formada por Fundação Brava, Fundação Lemann, Instituto Humanize e Instituto República. No Rio Grande do Sul, já foram selecionados mais de 40 pessoas para postos de liderança, em especial nas áreas da educação, gestão de pessoas e patrimonial. Desde a segunda edição, o programa é desenvolvido por uma equipe interna do governo.

MAIS NOTÍCIAS