Notícias


Equipes da Secretaria Estadual de Educação entraram na escola sem autorização da direção para remover móveis e documentos da escola

Seduc será denunciada por arrombamento da escola em Porto Alegre
04/09/2020 Agência de Notícias ALRS - Foto: Divulgação

As comissões de Educação e de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa vão encaminhar denúncia pelo arrombamento da Escola Estadual de Ensino Fundamental Rio Grande do Sul pela Secretaria Estadual de Educação.

Equipes da Seduc entraram na escola na quinta-feira, dia 3 de setembro de 2020, sem autorização da direção para remover móveis e documentos da escola em Porto Alegre para levarem até a Escola Parobé.

Na sexta, dia 4, (04/09), o tema foi debatido em reunião conjunta das duas comissões. A deputada Luciana Genro (PSOL) voltou a criticar o secretário Faisal Karam, que teve uma postura autoritária e inflexível durante a reunião com os parlamentares e a comunidade escolar.

“O secretário é um administrador, não entende os vínculos que a comunidade escolar tem com a escola, mostrando mais uma vez o interesse do governador Eduardo Leite de fechar escolas e desmontar a educação pública no Rio Grande do Sul. Não confio no argumento do secretário quando ele destaca a desocupação para a reforma da escola, sendo que muitas outras instituições já perderam verbas até do BIRD para essas reformas. O que parece mais real por trás disso é o interesse da especulação imobiliária porque a área da escola é central e extremamente valorizada”, destacou a deputada.

A diretora da escola Elisa Santana Oliveira relembrou que desde 2015 a escola vem sofrendo ameaças de fechamento. Na época, a comunidade escolar mobilizou-se e ocupou o prédio para evitar a medida. Agora em 2020 o Estado está há quase um mês pressionando a diretora para entregar as chaves da escola para executar a transferência dos alunos.

“Fui pressionada para entregar a chave mesmo tendo contato com uma pessoa próxima contaminada pelo Covid. E exigi que a comunidade escolar fosse ouvida sobre essa mudança, mas o secretário não nos atendeu”, relatou Elisa.

A presidente da Associação de Mães e Pais pela democracia, Aline Kerber, destacou que o Estado não pode tratar a educação da forma violenta como aconteceu com a escola Rio Grande do Sul.

Participaram da audiência a deputada Sofia Cavedon (PT), presidente da Comissão de Educação, e os deputados Jeferson Fernandes (PT) e Issur Koch (PP), a presidente do Cpers, Helenir Schuller, e representantes de entidades, pais, mães e professores.

O ofício com a denúncia será enviado ao secretário de Segurança Pública e vice-governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior; à Chefe da Polícia Civil do Estado, delegada Nadine Anflor, e ao responsável pela delegacia de Polícia Civil da região do Centro Histórico.

Ainda como encaminhamento da audiência, as comissões já acionaram a Promotoria Especial de Educação do Ministério Público para requisitar informações ao governo do Estado sobre o fechamento da escola.

MAIS NOTÍCIAS