Notícias


Experience Senac revela os projetos vencedores

Os alunos de escolas de todo RS apresentaram suas propostas inovadoras para o comércio de bens, serviços e turismo
30/09/2019 Ufizzi Comunicação e Relacionamentos - Foto: João Alves

O terceiro e último dia do Experience Senac contou com emoção, torcida e muita comemoração. Foram revelados os cinco projetos dos alunos do Senac de todo RS que mais se destacaram na avaliação das bancas compostas por colaboradores do Departamento Regional do Senac, SEBRAE, Senac EAD e representantes da imprensa. São eles:

- 1º lugar: SOS Code - Senac Canoas – O SOS Code, um aplicativo com o objetivo fundamental de salvar vidas, foi criado pelo aluno Allan Jordan Grando Silva. A ferramenta vai facilitar o processo de resgate e atendimento a vítimas de acidentes, no trânsito, trabalho ou doméstico com o acesso e geração de informações cruciais diminuindo o tempo que é utilizado hoje para o socorro das vítimas.

- 2º lugar: Hidrosoftware – Senac Comunidade – O Hospedagem Sustentável (Hidrosoftware) foi criado pelos alunos João Vitor Espindola da Costa e João Igor Bueno dos Santos e busca uma nova forma de fidelizar os clientes e, automaticamente, conscientizá-los sobre o uso excessivo da água, por meio de jogos.

- 3º lugar: Easy Shop – Senac Comunidade – O Easy Shop - Para nós, o seu tempo não tem preço, é um aplicativo que busca facilitar as compras na hora de escolher os produtos nas prateleiras e passar no caixa. Foi criado pelos alunos Pâmala Pacheco de Medeiros e Pedro Naã Hubner.

- 4º lugar: Gôndolas Inteligentes – Senac Taquara –Por meio de um dispositivo eletrônico instalado nas prateleiras automatizadas é possível consultar a quantidade de mercadoria a ser reposta, evitando assim que haja falta de produtos ou pouca quantidade, otimizando o trabalho. As Gôndolas Inteligentes foram desenvolvidas pelos alunos Melquisedeque da Rocha e Nicole Ritzel Ramos.

- 5º lugar: Conexão Triangular – Senac Passo Fundo –  Os alunos Chayene Gonçalves Santos da Silva e Robson Hoscheidt chegaram ao protótipo de uma sonda impressa em 3D, com um novo formato, triangular, totalmente inovador. A ideia do Conexão triangular: maior segurança para o paciente, surgiu para que os erros de conexão entre vias enterais e endovenosas sejam menos frequentes.

No primeiro dia do XP Senac, 28 projetos foram apresentados em formato pitch e deveriam  contemplar soluções para o comércio de bens, serviços e turismo. As bancas avaliaram os trabalhos baseadas em quatro critérios: inovação, solução, escalabilidade e apresentação.  

Como prêmio, os alunos recebem R$ 1.500 em cursos Senac de suas escolhas. Os docentes, responsáveis pela coordenação dos projetos, ganham capacitação no Inovation Experience do Senac-RS.
 
Os projetos apresentados pelos alunos dos cursos técnicos também foram destacadas e ganham um passaporte para a Mostratec 2019 (Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia), realizada anualmente em Novo Hamburgo e que destina-se a apresentação de trabalhos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano, realizados por jovens cientistas do ensino médio e da educação profissional técnica de nível médio. Eis os três primeiros colocados:

- SOS Code – Senac Canoas, curso Técnico de Segurança do Trabalho – O SOS Code, um aplicativo com o objetivo fundamental de salvar vidas, foi criado pelo aluno Allan Jordan Grando Silva. A ferramenta vai facilitar o processo de resgate e atendimento a vítimas de acidentes, no trânsito, trabalho ou doméstico. O aplicativo deverá auxiliar os profissionais da área da saúde e resgate com o acesso e geração de informações cruciais diminuindo o tempo que é utilizado hoje para o socorro das vítimas.

- Conexão Triangular – Senac Passo Fundo, curso Técnico de Enfermagem – Os alunos Chayene Gonçalves Santos da Silva e Robson Hoscheidt chegaram ao protótipo de uma sonda impressa em 3D, com um novo formato, triangular, totalmente inovador. A ideia do Conexão triangular: maior segurança para o paciente, surgiu para que os erros de conexão entre vias enterais e endovenosas sejam menos frequentes.

- Descarpack Sonoro – Senac Bagé, curso Técnico de Enfermagem – As alunas Larissa Pacheco Torbes e Raira Marina Freitas, desenvolveram um dispositivo que permite evitar acidentes de profissionais da Saúde com materiais perfurocortantes contaminados. Trata-se do Descarpack Sonoro, uma caixa de acrílico com um sensor acoplado e que envolve a caixa de papelão amarela já existente no mercado para o descarte dos materiais.

Além dessas, uma terceira premiação aconteceu nesta sexta-feira, o Prêmio POP. Durante os três dias do XP Senac, os 28 projetos passaram pela votação popular no facebook. O projeto com mais curtidas na rede social daria aos seus idealizadores o reconhecimento e também uma mochila personalizada para cada um.

O Prêmio Pop deste ano foi conquistado pelo aplicativo Mecânica Express, do Senac de Carazinho, produzido pelos alunos Eduardo Quevedo da Rocha e Gustavo Borges Fries, de Palmeira das Missões. Conheça mais sobre o projeto:

- Mecânica Express – Senac Carazinho, curso de Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Administrativos – o aplicativo é voltado para a prestação de serviços de mecânica. Aliado a tecnologia busca inovar e auxiliar as empresas com o marketing dos estabelecimentos, trazendo maior praticidade, principalmente quando o veículo apresentar problemas durante a viagem e o cliente necessitar do serviço de mecânica.

No final do evento o diretor regional do Senac-RS, José Paulo da Rosa agradeceu a todos os envolvidos no evento, parabenizou os alunos vencedores e destacou: "Estou feliz em vivenciar um evento como esse, principalmente, porque estamos vivendo um momento muito difícil no país, em especial para a área da educação. Para o Brasil crescer, é necessário investimento na educação e fico muito satisfeito que mesmo diante deste cenário, estejamos aqui celebrando-a. Trouxemos tecnologia, inovação e educação para este evento, e é isso que é o Senac-RS. Uma Educação Profissional com ética, qualidade e tecnologia."

O cantor Serginho Moah, ex vocalista da banda gaúcha Papas da Língua, encerrou o evento com chave de ouro, cantando seus maiores sucessos

O Experience Senac foi promovido pelo Senac-RS entre os dias 25 e 27 de setembro, no Centro de Eventos do Barrashopping Sul, em Porto Alegre. O objetivo foi oferecer para a comunidade um espaço disruptivo, um momento de pensar novas tecnologias e novas experiências e o compartilhamento de conteúdos por meio de palestras com nomes importantes da inovação e educação.




MAIS NOTÍCIAS