Notícias


Finais das modalidades individuais do Jergs 2019 reúnem mais de 450 estudantes, em Porto Alegre

Aluna da EMEF Otto Laufer, de Camaquã, conseguiu o 3° lugar em Tênis de Mesa
30/09/2019 Ascom Secretaria Estadual de Educação – Foto: Prof. João Vitor

A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) promoveu, na manhã da sexta-feira, dia 27 de setembro de 2019, no estádio do Sesc Protásio Alves, a abertura oficial das finais nas modalidades individuais dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs) 2019.

O encontro, que reuniu mais de 450 atletas de escolas públicas, definindo, até sábado, dia 28 de setembro de 2019, os campeões de Xadrez, Tênis de Mesa, Atletismo e Bocha Adaptada.

A Secretária Adjunta Estadual de Educação, Ivana Flores, agradeceu aos estudantes e aos professores envolvidos na competição. “Todos podem se considerar vitoriosos, pois superaram os seus limites para chegar até aqui. Em nome do secretário de Educação, Faisal Karam, e do governador do Estado, Eduardo Leite, eu quero cumprimentar todas as escolas públicas  presentes pelo belíssimo trabalho desenvolvido”, destacou.

A assessora de esporte educacional da Seduc, Danusa Zanella, enalteceu a importância da competição e a emoção dos estudantes que estão na final. “Este é um momento que fica na memória dos alunos. Eles vão levar isso para a vida toda. É lindo de ver tanta gente reunida num único propósito. Todos estão de parabéns por estarem presentes neste grande evento do esporte do Rio Grande do Sul”, afirmou.

Banda da Escola Maria José Mabilde

A banda de fanfarra, da Escola Maria José Mabilde, da Ilha da Pintada, foi a responsável por entoar os cânticos durante a abertura do evento. Os músicos foram os responsáveis por marcar a entrada dos atletas e ainda realizaram apresentações de música popular.

Presenças

Ainda estiveram presentes os seguintes representantes: a diretora da Divisão de Programas Especiais da Seduc e coordenadora da Cipave, Patrícia Sanchotene; a chefe do setor pedagógico da 1ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Michela Scherer; o gerente da unidade Sesc Protásio Alves, Gilberto Braga; e o diretor da Escola Maria José Mabilde, Edgar de Quadros.

Jergs

O Jergs tem o intuito de proporcionar, aos alunos da rede pública escolar, a prática do esporte educacional e qualificação da cidadania, com vista à construção de um mundo melhor, livre de qualquer tipo de discriminação, através de princípios como compreensão mútua, fraternidade, solidariedade, responsabilidade e cultura da paz.

As disputas ocorrem nas categorias Infantil (12 a 14 anos) e Juvenil (15 a 17 anos), nos gêneros masculino e feminino.

A competição possui as seguintes modalidades esportivas: Atletismo, Basquetebol, Futsal, Handebol, Tênis de Mesa, Voleibol e Xadrez, além de Atletismo, Bocha Paralímpica e Tênis de Mesa para alunos com deficiência.

Camaquã

A Escola Otto Laufer participou da Etapa Final Estadual dos JERGS na modalidade Tênis de Mesa, representando o Município de Camaquã no Feminino Infantil e Juvenil.

E deu Podium. Os alunos conseguiram o 3° Lugar com a aluna Katherine Almeida, que enfrentou, na semifinal, a campeã da Copa Brasil 2019.

MAIS NOTÍCIAS