Notícias


2ª Feira de Bovinos Leiteiros, em Pelotas, abre portões ao público no dia 6 de outubro

Centro de Eventos do Cerrito Alegre vai sediar evento, cuja meta é fortalecer cadeia produtiva do município
30/09/2019 Assessoria de Comunicação / Tânia Magalhães – Foto: Couleur por Pixabay / Divulgação

A 2ª Feira Municipal de Bovinos Leiteiros está confirmada para o primeiro fim de semana de outubro, no Centro de Eventos do Cerrito Alegre, 3º distrito de Pelotas.

Como anunciada em 2018, pela prefeita Paula Mascarenhas, “a Feira veio para ficar”, e está inserida no calendário de eventos rurais do Município.

No sábado, dia 5 de outubro, o espaço estará disponível somente para recepção dos animais e palestras técnicas aos produtores. No domingo, dia 6, os portões serão abertos ao público, a partir das 9h.

O evento é realizado pela Prefeitura de Pelotas, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e pela Emater/RS, e conta com apoio da Embrapa, do Núcleo Sul-rio-grandense de Criadores de Gado Holandês, da Associação de Criadores de Gado Jersey, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pelotas, da Cosulati, da Coopar (São Lourenço do Sul), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), do Sicredi e do Sindicato Rural de Pelotas.

A 2ª edição da Feira Municipal de Bovinos Leiteiros visa ao fortalecimento da cadeia produtiva do leite no Município. Nesta semana, o secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel, esteve no Centro de Eventos do Cerrito Alegre para vistoria das instalações e definições quanto à divisão da área a ser ocupada por espaços técnicos, vitrine forrageira, agroindústrias familiares, artesanato, brinquedos para crianças e outros.

Espaço técnico

Haverá espaço técnico, por meio de uma mostra de bovino holandês, a cargo do IFSul CAVG, e de outra, de jersey, da Embrapa, além dos animais expostos pelos produtores da zona rural. O secretário Seidel enfatiza a importância desta parte do evento, cujas avaliações das características dos exemplares propiciam conhecimentos sobre a produção leiteira.

Além das amostras de gado, também haverá exposição de coleções de forrageiras desenvolvidas de forma apropriada para a região. “Pelotas já foi uma grande bacia leiteira. Hoje, o setor enfrenta dificuldades a serem superadas. O potencial deve ser preservado e estamos buscando a valorização do produtor. A Feira vem para cumprir o importante papel de estimular a atividade. O trabalho com o leite é imprescindível para a economia da zona rural”, frisa Seidel.

No sábado, dia 5, ocorrerão as seguintes palestras técnicas: “Criação de terneiras”, a cargo do médico-veterinário Marcelo Souza, da Emater, e “Boas práticas de produção de leite”, com o médico-veterinário Rogério Doreti, da Embrapa.

No domingo, dia 6, a abertura oficial da 2ª Feira Municipal de Bovinos Leiteiros está marcada para as 14h. Os julgamentos dos animais será às 14h30min e, a premiação final, às 16h. O evento, que será animado por banda típica, encerra-se às 18h.

Encomendas de almoço

No almoço de domingo, o público poderá saborear assado, saladas colonial e de maionese tradicional. As encomendas devem ser feitas até a quinta-feira, dia 3 de outubro, pelo telefone da Administração Distrital (Subprefeitura) do Cerrito Alegre: (53) 3277-7066. a cargo da comunidade.

Além do cardápio de almoço, também haverá lanches à venda, como enroladinho, cachorro-quente, roda de carreta e pastel.

MAIS NOTÍCIAS