Notícias


Dirigentes Municipais de Educação da Região Sul se reuniram em Cerro Grande do Sul

Gestores debateram temas como financiamentos da educação, aprendizagens, BNCC e RCG
30/09/2019 Texto e foto - Carina Rosa

No dia 24 de setembro de 2019, ocorreu mais uma reunião mensal dos Dirigentes Municipais da Educação da Regional ACOSTADOCE.

Dessa vez, a reunião foi em Cerro Grande do Sul, com a recepção da Secretária Municipal Adjunta da Educação Srª Andréa Wolfle Zenker. Após a recepção, a mesma convidou a Vice-Prefeita Marlebe Heidrich para realizar uma fala aos Secretários.

A Presidente da ACOSTADOCE – Srª Eva Rosi Bueno Nunes, não pode se fazer presente, devido a outros compromissos, ficando a reunião a cargo da sua Vice- Presidente - Andréa W. Zenker, contudo, enviou uma mensagem aos seus colegas Secretários.

A mensagem em data-show chama-se “Escolhas” e traz uma reflexão sobre a importância de fazer as escolhas certas, que a vida exige decisões e escolhas o tempo todo, mas enquanto Dirigentes, à frente de uma Secretaria Municipal, se faz necessário fazer Gestão e isso implica em tomar decisões com sabedoria, pesando os prós e contras e analisando o que é melhor para a Rede.

Essa reflexão é válida e se estende para as equipes diretivas e pedagógicas, docentes e discentes. E por falar em discentes, já que estamos no mês do Setembro Amarelo, é preciso ensinar e orientar os nossos estudantes a fazer escolhas e que estas sejam pela VIDA.

Após a mensagem e explanação da mesma pela assessora de Gabinete Carina Rosa, em nome da Secretária Eva Rosi, a Dirigente Andréa assumiu a reunião dividindo o grupo em Secretários Municipais e coordenadores da UNCME. Assim seguiu a reunião relativa aos assuntos da pauta mensal:

Entrega da Carta do 17º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação: discorrer sobre a mesma, enfocando o Tripé: Qualidade da Educação: financiamento, gestão e aprendizagem;

Programa Educação Conectada: informes e atualizações - Coordenadores estaduais;

Equipe Pró-BNCC RS; Coordenação Estadual da BNCC e RCG: informes com a participação da Assessora Pedagógica de Camaquã – Claudiane Assis;

Programa Mais Alfabetização (PMALFA): -informação sobre situação e liberação de recursos;

Próximos Fóruns Regionais 2019:

*18/11 – Turuçu.

Participação dos Dirigentes: Momento onde cada Secretário é convidado a compartilhar as atividades realizadas até aqui e os próximos encaminhamentos: necessidades e demandas dos municípios.

O objetivo dessas reuniões é fortalecer as gestões municipais a partir de uma perspectiva de regime de colaboração, a qual vai além de parcerias. Ao final todos puderam levar para suas casas uma deliciosa cuca caseira preparada pelas funcionárias do Município de Cerro Grande do Sul para degustarem com suas famílias.

MAIS NOTÍCIAS