Notícias


UBS Virgílio Costa, em Pelotas, completa um ano de Rede Bem Cuidar

Em 12 meses foram realizados quase 27 mil atendimentos e mais de 51 mil procedimentos
30/09/2019 Ascom Prefeitura de Pelotas / Daiane Santos – Fotos: Igor Sobral
Anterior Próximo

Um ano de muito trabalho, dedicação e mudanças. Assim foram os últimos 365 dias para a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) Virgílio Costa, após a sua inclusão na Rede Bem Cuidar. A unidade foi a quinta a adotar o novo sistema de atendimento em Pelotas, onde seis UBSs fazem parte do programa. Em um ano, quase 27 mil atendimentos foram realizados no local, além de 51,1 mil procedimentos (veja abaixo).

Só os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) fizeram 27.374 visitas domiciliares, números que mostram a grandeza do trabalho realizado no espaço, que é referência para mais de 9 mil usuários.

“Aos poucos estamos ampliando nossa cobertura. É uma necessidade da comunidade e cada equipe da Estratégia Saúde da família (ESF) está aos poucos avançando nos territórios”, explica a enfermeira Maria Fernanda Espíndola.

A aposentada Ana Clara Braga Sampaio, 61 anos, é uma das usuárias que recebe a visita da equipe médica em casa. “É muito bom. Facilita muito, pois tem dias que não consigo nem sair de casa. O doutor Carlos (médico responsável pela equipe ESF que a atende) é muito atencioso.” Ana Clara elogia ainda a mudança no acolhimento dos pacientes, que não precisam mais ir para fila de madrugada para conseguir ficha.

“Melhorou muito. Agora a gente chega, é atendido ou já deixa a consulta agendada”, diz Ana Clara.

Mudanças

Segundo a enfermeira Maria Fernanda, a equipe aprovou o novo espaço de trabalho. Ela explica que ainda são necessários alguns ajustes no serviço, mas em geral a comunidade aprovou a nova UBS Virgílio Costa. "Agora eles são atendidos rápido e saem daqui com um encaminhamento. Ainda temos dificuldades, como a falta de um médico, por exemplo, mas são situações que conseguimos contornar, pois a equipe é muito unida."

Inaugurado em 29 de setembro de 2018, o espaço foi reconstruído pela Prefeitura, passando a priorizar a prevenção e a promoção da saúde, com foco na Estratégia Saúde da Família (ESF).

Além de uma estrutura que oferece serviços de melhor qualidade, a capacidade de atendimento do local também foi ampliada em 50%, passando a contar com três equipes de ESF, responsáveis pelo acompanhamento dos moradores das regiões Virgílio Costa 1 e 2, e do Passo do Salso.

Atendimento

Localizada na rua Epitácio Pessoa, 1.291, a UBS Virgílio Costa funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30min — exceto nas tardes de segundas-feiras, quando a unidade não abre devido à capacitação da equipe; e na manhã de quartas-feiras, em que a UBS inicia os atendimentos às 9h30min, logo após a reunião semanal dos funcionários.

>> Números

Atendimentos – 26.940

Atividades coletivas – 288

Procedimentos – 51.176

Visitas domiciliares – 27.374

Eletrocardiogramas - 421

Procedimentos odontológicos – 532

>> Profissionais de apoio

Pediatra – 2.828

Enfermeiras – 6.072

Auxiliar de enfermagem – 1.440

Assistente Social – 1.733

Dentista – 2.088

*De setembro de 2018 a setembro de 2019

Cocriação

Dentre os tratamentos selecionados pelos moradores e ofertados na Virgílio Costa, estão as chamadas Práticas Integrativas Complementares (PICs), com destaque para o Reiki, com 154 usuários atendidos, e a Auriculoterapia, que atendeu 158 pessoas. Os pacientes também optaram pela oferta de atividades do Vida Ativa na unidade e os grupos de convivência, que recebem todos os interessados.

Investimento

A unidade recebeu mais de R$ 1,1 milhão em investimentos aplicados em salas de espera, recepção, coleta, procedimentos, atividades coletivas e de curativos, seis consultórios, dois gabinetes odontológicos, quatro sanitários, sendo um feminino com fraldário e um para pessoas com deficiência, mais dois banheiros para funcionários, circulação, expurgo, copa, almoxarifado, depósito de materiais, de resíduos recicláveis e de resíduos contaminados, área coberta de acesso e pátio de serviço.

Expansão

A Rede Bem Cuidar é um projeto viabilizado por meio do Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável, programa liderado pela Comunitas e executado em parceria com a Prefeitura de Pelotas.

Com um novo conceito de atendimento em saúde, é desenvolvida em parceria técnica com a Agência Tellus, responsável por envolver usuários, servidores e gestores públicos nos processos de cocriação das melhorias implantadas na unidade de saúde. Atualmente a Rede abrange as UBSs Bom Jesus, Simões Lopes, Cohab Guabiroba, Sanga Funda, Virgílio Costa e Vila Nova, e há intenção de expandir para outras unidades de Pelotas.

MAIS NOTÍCIAS