Notícias


Inscrições para seleção do curso de cuidadores de idosos começa na segunda

Serão disponibilizadas 25 vagas para alunos de nível médio
31/08/2020 Texto: Ascom SES / Edição: Secom - Foto: StockSnap from Pixabay / Divulgação

O processo seletivo para o curso Formação de Cuidadores de Idosos estará com inscrições abertas de 31 de agosto a 18 de setembro. O objetivo é capacitar profissionais, familiares e leigos sobre o envelhecimento, por meio de conhecimentos teóricos e práticos.

Promovido pela Escola de Saúde Pública (ESP), em parceria com o Departamento de Ações em Saúde (DAS) da Secretaria da Saúde (SES), o curso começará em 5 de outubro. Serão disponibilizadas 25 vagas para alunos de nível médio.

Os conteúdos contemplam a prática de cuidados diários com vistas à saúde e bem-estar da pessoa idosa, no âmbito domiciliar e institucional.

Conforme o edital 1/2020, a carga horária prevista é de 80 horas, com uso de smartphone como tecnologia mediadora dos momentos não presenciais.

Os alunos farão o acesso remoto da aula magna e do conteúdo dos módulos de 1 a 4 do curso com desenvolvimento de atividades de aprendizagem, com processo avaliativo contínuo. O momento prático ocorrerá presencialmente em sala de aula da ESP, em Porto Alegre.

As 80 horas serão divididas da seguinte maneira:

64 horas – capacitação teórica em quatro módulos compostos com aulas, seguindo um roteiro de aprendizagem com previsão que cada atividade dure quatro horas;

16 horas – capacitação prática em laboratório, seguindo o planejamento das normas de biossegurança.

Edital 1/2020 – Curso de cuidadores ( https://saude.rs.gov.br/upload/arquivos/202008/21160510-edital-01-2020-curso-de-cuidadores.pdf )

Acesse aqui para efetuar a inscrição a partir de 31 de agosto ( http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=58766 ).

MAIS NOTÍCIAS