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Justiça Curricular em tempos de pandemia será tema de conferência, no dia 2 de setembro

Conferência terá a participação do professor Jurjo Torres Santomé, da Universidade da Coruña, Espanha
28/08/2020 Ascom UFPel – Foto: Divulgação

O projeto de ensino “O papel do estado em tempos de pandemia”, promovido pelo grupo de docentes da área de políticas educacionais da Faculdade de Educação (FaE), promove no dia 2 de setembro (quarta-feira), com início às 14h, a conferência “Justiça Curricular em tempos de pandemia”, com a participação do professor Jurjo Torres Santomé, da Universidade da Coruña, Espanha, mediada pelas professoras Maria Cecília Lorea Leite e Ana Clara Correa Henning (UFPel).

O intelectual espanhol, profissional crítico comprometido com a melhoria da educação, professor visitante em várias universidades espanholas, portuguesas, latino-americanas e norte-americanas,  reconhecido internacionalmente por sua produção científica, especialmente sobre justiça curricular, participou, em 2014, do “II Seminário Internacional Imagens da Justiça”, coordenado pela professora Maria Cecília Lorea Leite, realizado em uma parceria do PPGE – Faculdade de Educação e do PPGD – Faculdade de Direito, ambos da UFPel.

Dentre os últimos livros publicados pelo professor Jurjo Santomé estão “Políticas educativas y construcción de personalidades neoliberales y neocolonialistas” (Morata, 2019, 4 ed.) e “La justicia curricular. El Caballo de Troya de la cultura escolar” (Morata, 2012, 2 ed.).  

O conceito de justiça curricular, proposto pelo mencionado professor, será debatido especialmente no contexto atual de pandemia. Por meio dele, serão tratados temas como justiça social, acesso à educação, relações de poder e políticas curriculares.

Esta é a décima-primeira atividade do projeto que consiste em um curso de atualização com atividades síncronas e assíncronas, totalmente a distância, que conta com 150 participantes da comunidade interna e externa à UFPel, dentre eles estudantes de cursos de graduação e pós-graduação, professores da Educação Básica e integrantes de movimentos sociais populares, com o objetivo de oportunizar o estudo, a discussão e a reflexão sobre temas de análise da área de política educacional e suas relações com o Estado em tempos de pandemia.

Integram o projeto os docentes Álvaro Moreira Hypolito, Mara Rejane Vieira Osório, Márcio Caetano, Maria Cecília Lorea Leite, Maria Eloísa da Silva, Simone Gonçalves da Silva, Valdelaine Mendes e o técnico-administrativo em Educação João Hirdes.

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