Notícias


Projeto denomina rua, no Bairro Viegas, em Camaquã, de “Rua Ney Pires Netto”

Recebeu a "Medalha Barbosa Lessa”, maior honraria concedida ao tradicionalista
27/08/2020 Redação Portal de Camaquã - Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação

Na segunda-feira, dia 24 de agosto, foi lido no expediente da 173ª Sessão Ordinária do Poder Legislativo de Camaquã, o Projeto de Lei Legislativo nº 18 de 2020, de autoria do Ver. Ilson Meireles.

O projeto, aprovado pelo Colégio de Líderes, denomina a Rua 8, do Loteamento Pires I, no Bairro Viegas, em Camaquã, de “Rua Ney Pires Netto”.

O projeto tem por finalidade homenagear o Senhor Ney Pires Netto, pelos seus relevantes serviços prestados ao município como servidor Público e nas entidades sociais as quais participou.

Após a leitura no expediente, o projeto seguiu tramitação, sendo encaminhado para a análise da Comissão de Constituição e Justiça que, após a emissão do parecer, estará apto para discussão e votação.

Sobre o homenageado

NEY PIRES NETTO, nasceu no dia 11/09/1938 na cidade de Camaquã, filho de José Antônio Netto (Gen. Zeca Netto) e de Otelina Dias Pires.

Na sua infância, conviveu com sua família na chácara do Forte, antigo forte Zeca Netto, atualmente, que abriga a Secretaria de Cultura do Município.

Estudou no Colégio das Irmãs Bernardinas, da pré Escola até o segundo ano do científico.

Aos 13 anos completou o curso de datilografia em 27/02/1951, alcançando a média de 262 palavras corretas em 6 minutos.

Serviu ao Exército Brasileiro de 1957/1959.

Entre outros lugares, trabalhou no Posto 125, de 1967/1974.

Foi recenseador do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Ingressou no serviço Público Municipal em maio de 1975, permanecendo até outubro de 1982, quando se exonerou do Cargo de Auxiliar Administrativo para assumir o concurso do Poder Judiciário do Rio Grande do Sul, no Fórum de Camaquã, onde foi auxiliar do Juiz da Primeira Vara Cível.

Aposentou-se em Setembro de 1996, quando exerceu cargo de avaliador e oficial de justiça “ ad hoc”, bem como conciliador no Juizado Especial Cível.

Tradicionalista de coração, já aposentado, integrou a Patronagem do CTG Camaquã, como diretor do departamento cultural, na gestão de Vilson Seixas Farias e Rosilene Farias.
Foi eleito coordenador da 16ª Região Tradicionalista em 1998.

Idealizador do 1º Elo Artístico e Campeiro da Região – na cidade de Arambaré/RS, onde foi entoado, em público, pela primeira vez, o Hino Tradicionalista escrito por Barbosa Lessa.

Em 1999 foi reeleito Coordenador onde acompanhou Fabiano de Lima Ribeiro no Concurso Estadual de Peões que conquistou o 1º título de Peão Farroupilha do Rio Grande do Sul de 1999/2000.

No ano de 2000 foi Presidente da Comissão do Concurso de Peões e Guris Farroupilhas do Rio Grande do Sul.

Em 2001 foi eleito integrante do Conselho Diretor do MTG, sendo Conselheiro da 16ª RT até agosto de 2005, quando foi nomeado Vice-presidente Administrativo do MTG.

No ano de 2002 e no ano de 2016 foi condecorado com a Comenda João de Barro, um reconhecimentos concedidos pelo MTG às pessoas e entidades tradicionalistas pelos serviços prestados.

No ano de 2003, foi Presidente da Comissão Organizadora do Ascendimento Oficial da Chama Crioula, no Galpão Fogo de Chão do Sítio Água Grande, na propriedade do saudoso Barbosa Lessa, que, por este fato, recebeu da Câmara de Vereadores de Camaquã a Moção de Reconhecimento e Agradecimento 137/2003 pelos relevantes serviços prestados que contribuíram para realização e distribuição da Chama Crioula Oficial da Semana Farroupilha do ano de 2003, com propositura do vereador Julião Rodrigues de Medeiros.

No ano de 2004 fundou o Departamento de Tradições Gaúchas (DTG) Raiz da Fraternidade, onde exerceu o cargo de Primeiro Patrão.

Foi membro associado do NPHC – Núcleo de Pesquisas Históricas de Camaquã.

Em 2006 além de Vice-Presidente Administrativo, foi presidente do Conselho de Ética do MTG, onde, neste mesmo ano, acompanhando o Peão Raniery Rodrigues de Souza, trouxe para Camaquã o 2º título de Peão Farroupilha do Rio Grande do Sul 2006/2007.

Em 2007 Presidente da Comissão do Concurso de Peão e Guri Farroupilha do RS.

Em 2008 recebeu o título de Conselheiro Benemérito do MTG, neste mesmo ano, trouxe para Camaquã o 3º Título de Peão Farroupilha do Rio Grande do Sul, acompanhando o Peão Gabriel Vencato 2008/2009.

Recebeu a "Medalha Barbosa Lessa”, maior honraria concedida ao tradicionalista pelos relevantes serviços prestados ao Movimento Tradicionalista Gaúcho.

Recebeu o troféu Farroupilha, em 2015 em cerimônia realizada no encerramento da Semana Farroupilha sediada no CTG Camaquã.

Ney Pires Netto foi casado, por quarenta e quatro anos, com Fredolina Meirelles Netto, com quem teve dois filhos: José Ricardo Meirelles Netto e Aline Meirelles Netto. Seus princípios e valores sempre serão lembrados e espelhados por sua família.

Aos 22 dias do mês de março do ano de 2017, aos setenta e oito anos de idade, faleceu Ney Pires Netto, deixando um legado de amor ao próximo, humildade, solidariedade e fraternidade nas relações humanas.

MAIS NOTÍCIAS