Notícias


Projeto denomina Posto de Saúde, no Cohab, em Camaquã, de “Posto de Saúde Prefeito José Cândido de Godoy Netto”

Posto de Saúde será construído na Rua Bahia
26/08/2020 Redação Portal de Camaquã - Foto: Prefeitura de Camaquã / Divulgação

Na segunda-feira, dia 17 de agosto, foi lido no expediente da 173ª Sessão Ordinária do Poder Legislativo de Camaquã, o Projeto de Lei Legislativo nº 17 de 2020, de autoria do Ver. Claiton Silva.

O projeto, aprovado pelo Colégio de Líderes, denomina Posto de Saúde Prefeito José Cândido de Godoy Netto, que será construído na Rua Bahia, Bairro Dr. Rosinha – Cohab.

Após a leitura no expediente, o projeto seguiu tramitação, sendo encaminhado para a análise da Comissão de Constituição e Justiça que, após a emissão do parecer, estará apto para discussão e votação.

Sobre o homenageado

Trata-se de uma justa e merecida homenagem à memória do saudoso vereador e prefeito de Camaquã, José Cândido de Godoy Netto, devido a importância que o mesmo sempre teve para a cidade. Conhecido como "Pai dos Pobres", é até hoje lembrado como o maior político da história de Camaquã. Estando a frente da Prefeitura por três mandatos 1969-1972, 1989-1992, 1997-2000, era visto por boa parte da população como Homem do Povo, de índole séria, porém muito simples. E por reconhecer as virtudes de Zé Cândido, como era conhecido, como um político jamais visto na história da nossa cidade, é que decidimos apresentar esse projeto na forma de um singelo reconhecimento.

Prefeito por três mandatos, José Cândido de Godoy Netto foi certamente o político mais influente da historia de Camaquã, Oriundo de uma família tradicional da cidade, Godoy Netto nasceu em 14 de abril de 1929, no Rio de Janeiro. Filho do casal Florisbello Netto e Marina de Godoy Netto, era neto do General José Antônio Netto, “Zeca Netto”, líder das revoluções de 1893 e 1923, e do engenheiro de pontes e ex-secretário de Obras do governo Carlos Barbosa Gonçalves, Cândido José de Godoy.

O ex-prefeito perdeu o pai aos 16 anos - idade em que se emancipou para cuidar dos negócios da família. Na década de 50, veio morar em Camaquã e se casou com Gladys Terezinha Pereira da Silva, filha de um político que o incentivou a entrar na vida pública. Ingressou na política pelo Partido Libertador e, em 1959, elegeu-se vereador - ocupou a presidência da Câmara por dois anos.

Ao final da década de 60, Godoy Netto era considerado um dos homens mais ricos do município. Agropecuarista teve atuações na agricultura, pecuária, indústria e comércio, sendo proprietário da Agropecuária Flor da Praia e acionista majoritário da Arrozeira Camaqüense

Com a instituição do bipartidarismo (ARENA e MDB) pelo regime militar, José Cândido filiou-se ao MDB e em 1968 elegeu-se prefeito, cargo que ocupou até 1972. Neste quatriênio José Cândido administrou no período da maior repressão da ditadura militar, seu governo era observado de perto pelos governos da revolução. Mesmo assim, deixou sua marca como administrador, construiu a estrada de 12 km que liga Santa Rita a Arambaré e iniciou um plano de eletrificação rural em Camaquã, levando força e luz para o desenvolvimento das vilas do município entre elas Vila Aurora, São Calos, Arambaré, Banhado, Pacheca, Santa Rita e Cristal. Neste período, preocupado com o crescimento da cidade e habitação digna aos camaqüenses, adquiriu e doou para a COHAB 14 hectares para construção das casas populares no bairro Dr. Rosinha, além disso fez as obras de infra-estrutura. Preocupado com o lazer da comunidade adquiriu 4 hectares no bairro Jardim, onde hoje se encontra a CESA e permutou pelo terreno do Clube Atlético Camaqüense, e construiu a praça Zeca Netto. Neste período instituiu a festa nacional do arroz, sendo a primeira comemorada no mês de maio de 1970 com duração de 9 dias.

Preocupado em criar condições de emprego para a mão de obra local e assegurar a industrialização da matéria prima produzida no município, o prefeito José Cândido, instituiu benefícios de estímulos ao desenvolvimento industrial, criando isenções de tributos municipais por 10 anos a qualquer tipo de industria e doação de áreas de terreno no local destinado ao distrito industrial. Em 1970 fez a doação do terreno para construção da sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Com a redemocratização, nos anos 80, o trabalhismo se reestrutura em Camaquã. José Cândido fez parte da Comissão provisória de organização do PDT, sendo candidato a prefeito em 1982, mas não logrou êxito nesta eleição. Separado de Gladys Pereira da Silva, Godoy Netto passou a ter outros relacionamentos, um deles resultou um desfecho trágico, com a morte de uma mulher em Porto Alegre, em face disso, José Cândido cumpriu pena no presídio de Camaquã. Ao deixar a cadeia em 1997 casou com Landa Sodré Netto.

Em 1988 José Cândido, concorre pelo PDT e vence as eleições. Assume a prefeitura com a bandeira de defender os mais humildes, logo que assumiu iniciou um trabalho de elevar a dignidade do Povo. A carência era muito grande, os bairros estavam abandonados, faltava água, luz e esgotos em quase todos os bairros de nossa cidade.

É bom lembrar que hoje o Bairro Bom Sucesso era conhecido como “Capoeirão” devido a escuridão e falta de tudo. Pois ali foi colocado em todas as casas luz, água potável, esgoto, iluminação pública e calçamento em todas as ruas, No atual Bairro Getúlio Vargas, quando José Cândido assumiu a prefeitura em 1989, no local havia o inicio de um loteamento, eram 40 casa de madeira de péssimas qualidade, implantadas ao lado do lixão da cidade, não havia para aqueles moradores nem luz e nem água. José Cândido iniciou seu trabalho dando dignidade aqueles moradores, fez com que fosse colocado água,esgoto, luz e construiu a escola Marina de Godoi Netto, Centro Comunitário e distribuição ao longo dos 4 anos 350 terrenos as pessoas que não tinham onde morar.

Neste período o governo de José Cândido iniciou um trabalho de calçamento popular sem cobrar dos moradores e onde não foi possível calçar, todas as ruas foram encascalhadas. Assim, Camaquã deu um salto de qualidade, nunca se investiu tanto em saneamento como naquele período, foram milhares de canos enterrados para resolver os problemas do saneamento.

O programa de água potável foi levado a todos os Bairros de nosso município, até mesmo no interior como Banhado do Colégio, isto tudo foi possível pela construção da Estação de Tratamento da Cornas Uma Grande parceria entre o Governo do Estado e o Governo Municipal, Além de levar água para os bairros Bom Sucesso, Getúlio Vargas, São Carlos, Distrito Industrial, Cônego Walter, Olaria Zona Sul, foi trocado toda a tubulação de água do centro da cidade. Quando José Cândido assumiu a Prefeitura em 1989 Camaquã Contava com 5.000 ligações de água, quando passou o governo ao prefeito Hermes Rocha em 1993, Camaquã possuía 12 mil ligações de água. Um crescimento de 120% em quatro anos.

Habitação foi outra área de destaque do prefeito José Cândido, o Loteamento Cônego Walter pode ser considerado um dos grandes investimentos patrocinados pelo poder publico em favor da comunidade mais carente, foram adquiridas 25 hectares e distribuídos 578 terrenos com a titularidade a mulher como chefe da unidade familiar, além da doação da planta para iniciar a construção da casa, No local foram doados ao estado o terreno onde foi construído o CIEP, e toda a infra-estrutura necessária.

Na educação, iniciou-se um trabalho extraordinário, com a nucleação das escolas da área rural as chamadas escolas pólos , com ensino de primeiro grau completo, transporte gratuito dos alunos e professores. Implantação do plano de carreira do magistério, que além de melhorar a remuneração dos professores possibilitou sua qualificação. Neste período foram criadas oito escolas novas entre elas a Mahatma Gandh no Bairro Oliveira, Marina de Godoy Netto no Bairro Getúlio Vargas e ampliação das escolas existentes com construção de 40 salas de aulas. Foi instituída a escolha de Diretores e Vice-diretores pela comunidade escolar, considerando um grande avanço na democratização da educação. Houve neste período uma redução alentadora nos índices de analfabetismo, repetência e de evasão escolar. Neste período o município ainda não contava com o financiamento do Fundef, que hoje praticamente financia todo o sistema educacional.

Na Cultura além de dar apoio as festas populares, implantou a Secretaria Municipal de Cultura, desapropriou o forte Zeca Netto que após ser tombado pelo patrimônio publico foi todo reconstruído no governo do prefeito Hermes da Rocha. No governo José Cândido foi criado a FENAMAC Feira Nacional de Mágicos, evento este que infelizmente não teve continuidade nos governos que lhes sucederam a partir de 2001. Festa do Padroeiro com acendimento da fogueira gigante. No lazer e no esporte, reconstruiu o ginásio Municipal de esportes, construiu o Complexo Poliesportivo Rui de Castro Netto, Quiosque Municipal na Praça Zeca Netto e a Casa do Poeta na Praça Sílvio Luiz. Também iniciou o Campeonato de Verão na Prainha e deu todo o incentivo para o inicio da Copa Santa Auta no campo dos Santos.

Na Assistência Social e na saúde também foi muito bem atendido, A secretaria do Trabalho e Ação Social foi dinamizada, levando assistência aos carentes, reduzindo a mortalidade infantil e a situação de vulnerabilidade das famílias. Os idosos e indigentes passaram a receber a atenção do poder público Municipal. Foi dado uma atenção muito especial a Apae e Apada, com repasses de subvenções sociais e doação do terreno para construção da sede da APADA e doação do terreno a APAE para construção da Casa Lar do Excepcional.

Na Zona rural a comunidade era valorizada com a indicação de subprefeitos e construção de centros administrativos nas sedes dos distritos, implantação de telefone ruralcel para possibilitar a comunicação, nucleação de escolas com implantação do ensino fundamental completo e transporte gratuito aos alunos da área rural, abertura e melhoria das estradas e construção de pontes eram ações constante. A agricultura era incentivada, com serviços de patrulhas agrícolas, subsolagem, terraceamento das propriedade e orientação de praticas conservacionistas.

Em 1996 Godoy Netto foi eleito para o seu terceiro mandato, a comunidade ainda em pânico e com baixa estima pelo drama das grandes enchentes do final de 95 e inicio de 96 exigiam e cobravam soluções para os alagamentos da cidade. As perdas materiais, econômicas e da infra estrutura da cidade com aquela monumental enchente, aliados a falta de apoio do governo federal e do governo estadual, deixaram a prefeitura em situação financeira debilitada. Mesmo assim o prefeito José Cândido fez várias obras de contensão e prevenção de futuros alagamentos entre elas a galeria que iniciou na sanga do Passinho até o Portão Boa Viagem, galerias no Bairro Carvalho Bastos, Dona Tereza e Vila Nova e a desapropriação do açude santa Barbara para contensão das águas do Arroio Capitão Jango. Outra obra muito elogiada pelo prefeito José Cândido foi o asfaltamento de todo o centro da cidade.

De uma personalidade forte José Cândido, conquistou amigos e adversários políticos. No governo fez opções: trabalhar pelos mais humildes, ajudar quem mais precisava era seu lema. Sua maior alegria era poder contribuir para que alguém superasse alguma dificuldade. Como prefeito criou programas que atendesse a melhoria das condições de vida das pessoas mais necessitadas. Aplicar recursos na saúde, ação social, educação, habitação e saneamento básico eram suas preferências. Também gostava de levar alegria ao povão, para tal investia em eventos promovidos pela comunidade e festas populares como o carnaval de rua e salão. Foi o idealizador da festa ao padroeiro São João Batista com o acendimento da maior fogueira do Brasil.

Nas rodas de conversa, quando era instigado a voos mais alto na política dizia que o que lhe encantava era ser prefeito. Por que o prefeito tinha o poder da caneta. “Ser prefeito para mim é poder servir ao próximo. Fazer vida pública é um sacerdócio é sacrifício. Ninguém enriquece, mas dá satisfação exercer o poder em favor daqueles que realmente precisam.”

A população acompanhava de perto o trabalho do prefeito José Cândido, ao clarear do dia ele já percorria as ruas da cidade em seu fusca azul, saia a percorrer os bairros, anotava os principais problemas que via: como lâmpadas queimadas ou aqueles que os moradores lhe comunicavam durante o percurso. As 7h 30min despachava com os secretários de obras e transportes, passava as orientações e cobrava resultados, em seguida convidava o secretário da pasta ou um subprefeito e iam visitar os canteiros de obras, cobrava ao pé da letra a qualidade dos serviços e os prazos de entrega das obras. Sua autoridade era sentida em todos os níveis da administração pública.

A tarde o Prefeito José Cândido despachava no gabinete, chegava lá por volta das 14h 30min. No gabinete despachava diretamente com a população, que o procuravam para todo tipo de reivindicação, muitas delas de ordem particular, como ajuda para realizar o casamento ou aniversário de um filho, bem como, ajuda para pagar água, luz ou uma receita de remédios. As quintas feiras era dia da prestação de contas de seu trabalho semanal. Na rádio Camaqüense, das 9 às 10 horas da manha o prefeito José Cândido fazia um completo relato das atividades desenvolvidas no governo e respondia perguntas e anseios da comunidade. Era audiência total. A tarde de quinta feira no gabinete era reservado as audiências com as associações de bairros e entidades de classe e sindicais, o prefeito acompanhado de assessores e secretários ouvia suas reivindicações e através destas audiências José Cândido avaliava o desempenho da máquina administrativa através do relato direto da comunidade e tomava as medidas necessárias imediatamente. Quando se constatava negligencia de algum servidor ou auxiliar estes eram prontamente alertados ou advertidos, se assim fosse o caso.

Em 1998, José cândido por discordar da aliança do partido em nível estadual migrou para o PTB, foi candidato a prefeito na eleição de 2000, não conseguindo a reeleição, foi residir em Maceió, quando esteve casado com Guaira Folha. Godoy Netto voltou ao Estado em 2007, retornou ao PDT e participou ativamente da campanha eleitoral de 2008. Em Abril de 2011, recebeu do legislativo o Título de Honra ao Mérito.

Quando de sua morte na manhã de 13 de agosto de 2011, véspera do dia dos pais, José cândido estava com 82 anos. Internado no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre para tratar uma obstrução intestinal. Deixou dois filhos.

Os atos fúnebres foram realizados no salão nobre da prefeitura e o cortejo foi acompanhado por centenas de pessoas, sendo sepultado no jazigo da família no cemitério São João em Camaquã. No Local consta uma placa com os seguintes dizeres:

JOSÉ CÂNDIDO DE GODOY NETTO

“O PAI DOS POBRES”

PREFEITO DE CAMAQUÃ 3 VEZES ELEITO

MAIS NOTÍCIAS