Notícias


Projeto de Lei denomina rua, no Bairro Viegas, em Camaquã, de “Rua Irineu Atahualpa Cibils”

O Dr. Cibils veio da cidade de Montevidéu, em 1908
26/08/2020 Redação Portal de Camaquã - Foto: Divulgação

Na segunda-feira, dia 17 de agosto, foi lido no expediente da 173ª Sessão Ordinária do Poder Legislativo de Camaquã, o Projeto de Lei Legislativo nº 16 de 2020, de autoria do Ver. Marco Longaray.

O projeto, aprovado pelo Colégio de Líderes, denomina de Rua Irineu Atahualpa Cibils, a rua localizada entre a Rua Nero Veiga Pires e Rua Justiniano Pereira Martins, no novo Loteamento Pires I, localizado no Bairro Viegas, em Camaquã.

O projeto tem por finalidade homenagear o Dr. Atahualpa Irineo Cibils que veio da cidade de Montevidéu, e desembarcou com sua família, em 1908, no porto de Arambaré.

No Brasil passou a assinar Irineu Atahualpa Cibils. Era natural do Departamento de Durazno, na República Oriental do Uruguai (ROU), onde nasceu em 25 de março de 1883.

Em Camaquã, onde se instalou com clínica médica onde hoje é a Praça Sylvio Luiz (Praça da Igreja), era um dos mais solicitados, e tratava de todas as enfermidades comuns da época, com raríssimos insucessos.

Praticou benemerências aos necessitados e, dos abastados, não cobrava honorários, aceitava recompensas sob diversas formas como bois, vacas, ovelhas, cavalos, terras, etc. Sua dedicação profissional era extrema.

Em Camaquã e cidades vizinhas não havia hospitais e os casos mais complicados remetia a Porto Alegre ou Pelotas. Quando um amigo adoecia e necessitasse de cuidados especiais, era hospitalizado em sua própria casa.

Após a leitura no expediente, o projeto seguiu tramitação, sendo encaminhado para a análise da Comissão de Constituição e Justiça que, após a emissão do parecer, estará apto para discussão e votação.

MAIS NOTÍCIAS