Notícias


Pesquisa sobre baixa vacinação de crianças no RS inclui o município de Pelotas

Estudo, feito pela Secretaria Estadual de Saúde entre setembro e outubro, vai permitir avaliação das causas
28/09/2019 Assessoria de Comunicação de Pelotas / Daiane Santos – Foto: Angelo Esslinger por Pixabay / Divulgação

Pelotas é uma das cidades selecionadas pelo governo do Estado para a realização de uma pesquisa de opinião promovida pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). A ideia é compreender os fatores da baixa adesão à vacinação no Estado.

Aproximadamente, cem pais ou responsáveis por crianças de até 6 anos, que não tenham recebido ao menos uma vacina do calendário básico, serão entrevistados no município – levantamento já se iniciou.

O resultado deverá ser divulgado em outubro e as informações usadas como base a futuras ações e campanhas voltadas ao resgate das coberturas vacinais.

Embora o acesso às vacinas seja gratuito, os índices de imunização vem diminuindo em todo o País, atingindo índices preocupantes, abaixo das metas estabelecidas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). O fato exige atenção, pois pode resultar em aumento na mortalidade infantil.

As entrevistas serão realizadas de forma presencial. Os entrevistadores terão a identificação do Instituto de Pesquisa Amostra, que portarão crachá com nome e foto, e utilizarão tablets para a aplicação do questionário.

Eles avaliarão, com os pais, mães e responsáveis, se as crianças pelas quais são responsáveis receberam as 12 vacinas previstas no calendário básico infantil, como a tríplice viral, BCG, pólio, e influenza.

Também haverá análise das causas que podem impactar na não vacinação, incluindo o desconhecimento do calendário, notícias contrárias à imunização e medo de reações adversas.

"Pedimos que atendam os pesquisadores do Estado, pois é importante entender os fatores da redução dos números da vacinação", disse a chefe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde, Ana Alice Maciel.

MAIS NOTÍCIAS