Notícias


Projeto denomina rua no Bairro Jardim do Forte, de “Rua Maria Richter”, em Camaquã

Após a leitura, o projeto foi encaminhado para a CCJ
24/08/2020 Redação Portal de Camaquã - Foto: Divulgação

Na segunda-feira, dia 17 de agosto, foi lido no expediente da 173ª Sessão Ordinária do Poder Legislativo de Camaquã, o Projeto de Lei Legislativo nº 13 de 2020, de autoria do Ver. Marcelo Gouveia.

O projeto, aprovado pelo Colégio de Líderes, denomina a Rua DM 1, no Bairro Jardim do Forte, em Camaquã, de “ Rua Maria Richter”.

Na justificativa, o Ver. Gouveia informa que o projeto tem por finalidade homenagear Dona Maria Richter, nascida no dia 8 de Junho de 1911, em Sertão Santana, época Distrito de Guaíba, filha de Imigrantes Italianos, Luiz Vencato e Rosa Vencato, residente na Costa do Velhaco, 2º distrito de Camaquã - RS.

Dona Maria, de infância difícil no período pós-guerra, passou em Sertão Santana, onde seus pais se dedicavam a agricultura e cultivo de uva. Não era aceita em escolas, por ser filha de italianos, aprendeu português aos 15 anos, até esta idade só praticava Italiano, que era proibido na época.

Casou-se aos 19 anos, com Roberto Richter, teve três filhos, Noêmia Richter Pires, casada com Nemo Miguel Pires, mãe dos empresários Sérgio e Marco Pires (proprietários do Loteamento Altos do Forte), Ênio Eduardo Richter, casado com Branda Richter, e Nélia Richter Pires, casada com Noldi Veiga Pires. Seu legado com 3 (três) filhos, 12 (doze) netos, 20 (vinte) bisnetos e 5 (cinco) tataranetos.

Dedicou-se a vida inteira no comércio e posto de combustível na BR 116, junto ao Arroio Velhaco por mais de 30 anos, depois no Monte Castelo, também comércio de alimentos e posto de combustível, onde trabalhou até seu falecimento. Faleceu em 21 janeiro de 1999, com 88 anos em Camaquã.

Após a leitura no expediente, o projeto seguiu tramitação, sendo encaminhado para a análise da Comissão de Constituição e Justiça que, após a emissão do parecer, estará apto para discussão e votação.

MAIS NOTÍCIAS