Notícias


Projeto concede Título de Cidadão Camaquense ao Senhor Juan de Dios Espinoza Reyes, em Camaquã

Após leitura, projeto foi encaminhado para análise da CCJ
24/08/2020 Redação Portal de Camaquã - Foto: Luis Fernando Rodrigues / Divulgação

Na segunda-feira, dia 17 de agosto, foi lido no expediente da 173ª Sessão Ordinária do Poder Legislativo de Camaquã, o Projeto de Decreto Legislativo nº 2 de 2020, de autoria do Ver. Mano Martins.

O projeto, aprovado pelo Colégio de Líderes, concede o Título de Cidadão Camaquense ao Senhor Juan de Dios Espinoza Reyes.

Após a leitura no expediente, o projeto seguiu tramitação, sendo encaminhado para a análise da Comissão de Constituição e Justiça que, após a emissão do parecer, estará apto para discussão e votação.

Sobre o homenageado

Justifica-se a homenagem ao Senhor Juan Reyes pelos relevantes trabalhos como poeta premiado representando e elevando o nome de Camaquã, onde tem honrado muito nossa comunidade.

Escritor poeta, nascido na cidade de Pichi Pellahuen Comuca de Lumaco, região de La Araucania, República  de Chile, no dia 22 de julho de 1940, Chileno Camaquense por opção, Juan de Dios Espinoza Reyes optou por Camaquã para viver e dedicar-se a vida como poeta escritor.

Morando já a meio século nesta terra foi acolhido e recebido sem receios nem distinção, estrangeiro e peregrino, buscando um lugar para viver, emigrou do Chile sua pátria de origem, cruzando as cordilheiras com dois filhos pequenos, perseguido e jurado de morte por um traidor, que com sua riqueza induziu sua esposa a deixá-lo com seus filhos pequenos e por ser injustiçado até chegou a ser preso.

Por isso decidiu sair de sua casa, sua Pátria para começar uma vida nova com seus filhos, num lugar onde o acolhesse, passou por Argentina e Uruguai até chegar a Livramento fronteira do Brasil, sozinho com seus dois filhos.

Por sete anos morou em Livramento onde teve um novo matrimônio e dedicou a servir a Igreja do Senhor até ser enviado para a cidade de Camaquã. Em dezembro de 1999, participou de um concurso literário de história de imigrantes aqui no Brasil. 

Com a sua triste história vivida no seu pais de origem obteve o 2º lugar, entre 166 participantes do mundo inteiro, sendo isto noticiado passou a ser personagem conhecida no Rio Grande e no Brasil. Foi então que a CAPOCAM "casa do poeta de Camaquã", convidou Juan para se associar e ser mais um membro.

Juan não sonhava em ser poeta escritor, só tinha orgulho de pertencer a uma família de grandes poetas de sua pátria Chilena, de fama internacional especialmente pela conquista do prêmio novel PABLO NERUDA. Também seu pai José Espinoza Alarcon foi poeta regional de Pichipellahuén, no Depto de Traiguen. Também algumas obras dele foram publicadas.

Agora vivendo perto de meio século nesta cidade, onde chegou como peregrino, foi acolhido com muito amor e carinho, criou uma forte raiz e teve mais duas filhas e netos. Começou então a participar de vários concursos literários e poéticos, já ganhou 6 prêmios internacionais em Espanhol.

Em 2017 ganhou o primeiro prêmio Nacional em português, conquistou o segundo lugar no primeiro concurso poético da Sociedade Brasileira de Gerontologia entre 188 poetas participantes de todo Brasil. Juan se apresentou como poeta de Camaquã e considerou que ganhou o melhor troféu de sua vida neste concurso.

Por tudo isto, já por fazer 80 anos de idade e morando neste município, fazendo histórias, ganhando prêmios, o estrangeiro peregrino chileno radicado em Camaquã, depois de ter vivido em quatro países, Chile onde nasceu, Argentina, Uruguai e agora no Brasil.

MAIS NOTÍCIAS