Notícias


Inspeção municipal libera atividades de nova agroindústria, na Colônia Osório, 3º distrito, Cerrito Alegre, em Pelotas

Produtora Embutidos Neitzke coloca linguiça e charque no mercado local, pleiteando selo de reconhecimento
27/09/2019 Assessoria de Comunicação de Pelotas / Tânia Magalhães – Foto: Divulgação/SDR

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), acaba de liberar as atividades de mais uma agroindústria familiar.

Embutidos Neitzke passa a operar no mercado local, com capacidade produtiva de 600 quilos de linguiça e 200 quilos de charque por semana. O estabelecimento está localizado na Colônia Osório, 3º distrito, Cerrito Alegre.

Embutidos Neitzke obteve o Alvará Sanitário junto ao SIM, no ramo de atividade de fabricação e manipulação de produtos cárneos, com fabricação de linguiça frescal resfriada, congelada e defumada; e charque, com utilização de matéria-prima procedente de frigoríficos com inspeção oficial.

Os equipamentos e máquinas utilizados pela agroindústria familiar são mesas de inox, freezeres, embutideira e moedor.

“A Secretaria de Desenvolvimento Rural está trabalhando, com sua equipe técnica, para ampliar as agroindústrias em Pelotas. As atividades oportunizam melhor remuneração ao agricultor, criam postos de trabalho e incentivam a permanência do homem no campo”, afirma o secretário Jair Seidel.

Cadastro ‘Sabor Gaúcho’

O novo estabelecimento de embutidos está pleiteando certificação “Sabor Gaúcho”. Trata-se de um selo de marca de itens de produção artesanal, que permite o reconhecimento dos produtos, pelos comerciantes e consumidores, como provenientes da agroindústria familiar rural, com todas as garantias que lhes são inerentes. O cadastro é encaminhado pela Emater à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, responsável pelo Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf).

“Tanto o SIM como o Sabor Gaúcho certificam a qualidade do produto. Qualidade é o compromisso do Município, por meio do trabalho da SDR”, assegura o secretário Seidel.

A agroindústria familiar Embutidos Neitzke também manifesta interesse na adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf), que permite a ampliação de mercado para outros municípios do Estado.

MAIS NOTÍCIAS