Notícias


Prefeita de Pelotas discute papel da mulher no evento 'Elas na Ciência'

Iniciativa da UFPel aborda ampliação da presença feminina na academia e desenvolvimento de pesquisas
27/09/2019 Assessoria de Comunicação de Pelotas / Kímberlly Kappenberg - Fotos: Gustavo Vara
Anterior Próximo

Discutir os desafios e as perspectivas para inclusão de novos talentos femininos na academia. O 'Elas na Ciência', evento realizado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) – com apoio da Prefeitura –, atraiu dezenas de pessoas para discutir a temática, em sua noite de abertura na quarta-feira, dia 25 de setembro, na Bibliotheca Pública Pelotense.

A prefeita Paula Mascarenhas foi uma delas e destacou a atuação das mulheres nas mais diversas áreas do conhecimento.

Atualmente, 59% dos alunos de pós-graduação da UFPel são mulheres, mas o percentual é exceção. No Brasil, as doutoras compreendem apenas 36% dos formados, apesar de o sexo feminino ser maioria da população no País. Por isso, a importância de discutir o assunto e engajá-las na ocupação dos espaços na ciência.

Professora do Centro de Letras e Comunicação da UFPel, Paula enfatizou que esses estímulos são necessários para mudar perspectivas e criar oportunidades, uma vez que “as mulheres sempre tiveram trabalho dobrado, lutando pelo direito à igualdade, enquanto os homens já pesquisavam e estudavam”.

Para a chefe do Executivo Municipal, vivemos em um momento de mudança, em que o sexo feminino começa a voltar sua atenção para campos como a política e a ciência, reavaliando os feitos do passado e construindo o futuro.

“O desenvolvimento científico e tecnológico é o que vai levar o País para frente. O pensamento criativo precisa ser estimulado e as universidades devem ser preservadas”, afirmou a primeira prefeita de Pelotas.

O 'Elas na Ciência', que ocorre entre os dias 25 e 26 de setembro, conta com conferências e mesas-redondas, com enfoque na troca de experiências, lembrou a coordenadora do evento, professora doutora Márcia Foster Mesko, do Programa de Pós-Graduação Bioquímica e Bioprospecção da universidade. O objetivo da iniciativa, conforme Márcia, é a reflexão do papel da mulher e o destaque àquelas que foram pioneiras e desbravaram os caminhos do fazer científico.

A abertura contou ainda com palestra da professora doutora Márcia Barbosa, física teórica que atua na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e foi vencedora do prêmio Loreal-Unesco de Mulheres nas Ciências. O evento teve a participação do vice-reitor da UFPel, Luís Isaías Centeno do Amaral.

MAIS NOTÍCIAS