Notícias


A informática como pilar de uma nova realidade

Docente do Senac EAD lembra da importância dos profissionais da área durante a pandemia
17/08/2020 Usine de Notícias – Foto: Senac

A pandemia da COVID-19 colocou a tecnologia à prova. A forma de se lidar com o trabalho, a educação e as relações tomou um novo significado no momento atual. A necessidade de estarmos conectados, mesmo que a distância, modificou a rotina das pessoas. Na semana da Informática é importante questionar: seria essa a importância dos profissionais da informática?

Hoje pode-se estar conectado e trabalhando no conforto de casa e com o mínimo de exposição ao vírus. Com o início da pandemia os postos de trabalho e vagas nos mais diversos setores da informática cresceram muito e este crescimento se dá em função das empresas estarem acreditando no trabalho home-office. Na contramão da crise, o setor de tecnologia é um dos poucos que se mantém em crescimento durante a pandemia.

Uma pesquisa realizada pela Spring Professional, mostrou que as companhias de tecnologia são as que mais permaneceram com o ritmo de contratações pré-pandemia, totalizando mais de 23%. O mestre em Ciência da Computação e docente do curso Técnico em Informática e Técnico em Informática para Internet do Senac EAD, Wilson Roberto da Silva Cardoso, afirma que a conexão com a internet mudou o jogo.

“O formato de trabalho em casa, após a pandemia, poderá ser adotado por diversas empresas e será tendência no Brasil e no mundo nos próximos anos, pois será necessário aprender e adotar o conceito do home-office na prática. No momento atual, muitos não tiveram um ensaio prévio e o que se ouve deste teste forçado é que as empresas optantes estão satisfeitas com o trabalho e estão economizando luz, material de escritório e água durante este período”, explica.

Os profissionais de informática estão diretamente ligados a essa inovação, pois dão suporte direto a quase toda cadeia de trabalho remoto. Vários eixos do ramo informática estão trabalhando juntos para garantir a conexão e o trabalho em casa.

“O técnico em informática que está preparando e deixando as máquinas dos usuários aptas a navegação e ao trabalho, o profissional de redes que tem trabalhado para deixar as nossas casas com taxas de velocidades maiores de navegação e o programador que está sempre desenvolvendo softwares para unir e ajudar nas mais variadas tarefas estão fazendo a diferença durante a pandemia. Esta será a nova realidade adotada nos países, em maior ou menor escala. É preciso estar preparado para essa mudança”, finaliza.

MAIS NOTÍCIAS