Notícias


Dia Nacional do Cardiologista é comemorado desde 2007 no Brasil

Confira algumas dicas para cuidar do seu coração, incluindo escovar bem os dentes
14/08/2020 Redação Portal de Camaquã - Foto: PublicDomainPictures from Pixabay / Divulgação

Oficialmente, o Dia do Cardiologista é celebrado desde 2007 no Brasil. A escolha dessa data foi feita pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. O objetivo era reforçar a importância do médico cardiologista, além de alertar a população sobre os cuidados com a saúde do coração.

Médico Cardiologista é a especialidade que cuida do diagnóstico e do tratamento de doenças e disfunções relacionadas com o coração e a circulação sanguínea e para se tornar um profissional, é necessário a conclusão do curso de medicina numa instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação e Ciência e, após, concluir uma especialização na área de cardiologia.

Confira alguns cuidados para cuidar do seu coração

A primeira dica é realizar exercícios. Uma caminhada de 20 a 30 minutos, de três ou quatro vezes por semana, pode diminuir o risco de ataque. O exercício melhora a capacidade de bombeamento do coração, ajuda a perder o peso, baixar o colesterol e a pressão sanguínea. Os sedentários correm maior risco de ataque cardíaco.

Beber moderamento vinho pode contribuir para a saúde do seu coração. Substâncias químicas contidas no vinho tinto, os polifenóis, inibem a ação de uma substância química que provoca a contração dos vasos sanguíneos. Além disso, o álcool está associado também ao aumento dos níveis do bom colesterol, bem como na redução das substâncias que causam coagulação sanguínea. Tomar pequenas quantidades de vinho durante a semana pode propiciar vários benefícios ao coração

Ter amigos e um bom relacionamento com a família também pode contribuir no risco de ataque cardíaco e derrame.

Escovar bem os dentes e de forma regular ajuda na saúde do coração, pois a escovação dos dentes previne a doença da gengiva e, consequentemente, reduz a possibilidade de altos níveis de bactérias. Essas bactérias em alto nível podem viajar pela corrente sanguínea, estimulando o sistema imunológico e provocando inflamação, aumentando o acúmulo de gordura nas artérias e contribuindo para a formação de coágulos sanguíneos, podendo provocar ataques cardíacos. 

Outra boa sugestão, é incluir peixe na dieta pode melhorar o coração. O peixe, especialmente, o salmão e a truta, possuem elevado teor de gordura conhecida como ômega-3, que ajuda a baixar o nível de triglicerídios e a reduz a viscosidade do sangue e a possibilidade dele coagular.

Seguindo essas e outras dicas, associados com exames regulares, você poderá manter o seu coração saudável e bem longe de ataques cardíacos.

MAIS NOTÍCIAS