Notícias


Deputado Brum destaca reconhecimento do RS como estado livre da febre aftosa sem vacinação

A classificação passa a vigorar em 1º de setembro
13/08/2020 Melissa Bulegon / Assessora de Imprensa – Foto: Agência de Notícias ALRS

Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária Gaúcha na Assembleia Legislativa, o deputado Edson Brum destacou a conquista do Rio Grande do Sul como Estado livre de febre aftosa sem vacinação.

A definição consta na Instrução Normativa nº 52 de terça-feira, dia 11 de agosto de 2020, assinado pela Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina.

“Esta é uma grande notícia para a pecuária e a economia gaúcha, resultado de uma luta que travamos há anos junto com as entidades do setor do agronegócio. A retirada da vacina abrirá novos mercados, como Japão, Alemanha e Canadá, e certamente aumentará ainda mais as vendas dos produtos pecuários do nosso Estado que são exportados”, enfatizou Brum.

De acordo com o documento, a classificação passa a vigorar em 1º de setembro. Desta forma, o ano de 2020 será o último com vacinação no Rio Grande do Sul. Com o reconhecimento, o Ministério da Agricultura comunica a mudança à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

A entidade internacional pode então conceder a certificação da evolução do status sanitário, abrindo portas para mercados não acessados pelos criadores gaúchos. Somente no setor dos suínos, a expectativa é de que haja um incremento nas exportações na ordem de R$ 600 milhões anuais.

MAIS NOTÍCIAS