Notícias


A pandemia e a humanização da educação a distância

Artigo de Melissa Danda, Tutora do Técnico em Administração do Senac EAD
12/08/2020 Usine de Notícias – Foto: Engin_Akyurt from Pixabay / Divulgação

Durante a pandemia muitas atividades precisaram se reinventar. A educação presencial migrou para os ambientes virtuais, mas e a Educação a Distância? Certamente algumas coisas mudaram para nós também.

A atividade de educar a distância é por natureza um grande desafio. O educar, o desenvolver, a conexão entre aquela que ensina e quem aprende é uma necessidade constante.

Ao entrar numa turma do Técnico em Administração do Senac EAD, me apresento, conto um pouco da minha trajetória profissional e coloco algumas fotos da minha família. Percebi que mesmo fazendo esta apresentação por escrito, as fotos já dão o caráter de humanização da figura docente.

Com a pandemia, o isolamento social fez com que nossos alunos e alunas estejam mais em casa, e, por conta disso, interagindo ainda mais no ambiente virtual. Com o aumento da demanda de interações e respostas busquei novas formas de dar feedback das atividades além do modo escrito.

Nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem permite o envio do feedback também em áudio ou vídeo. Receber o feedback sobre as atividades é algo que necessita confiança. Para que a turma adquira esta confiança é necessário utilizar todos os recursos tecnológicos como aliados. Ao gravar as mensagens percebi que o vínculo com a turma ficou ainda maior. Meu filho Daniel tem um ano e meio e faz a participação especial em alguns vídeos. Os alunos e alunas passam a perceber que mesmo com a distância ou com a frieza da tela, nossa conexão pode existir.

O resultado do que eu chamo desse feedback mais humanizado é a entrega de trabalhos e atividades com ainda mais qualidade e dedicação. O áudio entrega ao aluno(a) algo além da explicação ou da crítica. Ele(a) recebe também o tom da voz, o acolhimento, a disponibilidade e a vontade de dialogar sobre a tarefa. Em tempos difíceis como o que estamos vivendo, certamente a atenção é algo muito valorizado. Por diversas vezes recebo retornos dizendo que entenderam melhor a explicação, ou então elogiando minha família e contando algo sobre as suas rotinas que gostariam de compartilhar.

Fazer a diferença na vida das pessoas vai além da entrega do conteúdo. É preciso perceber o ser humano em toda a sua complexidade. Mesmo com a distância é possível que nossas palavras mudem vidas.

MAIS NOTÍCIAS