Notícias


Ernani Polo faz interlocução do setor de shoppings com governo do Estado

O setor pede flexibilização para que as atividades possam ser retomadas com protocolos de segurança
07/08/2020 Agência de Notícias ALRS - Foto: Joel Vargas

O presidente da Assembleia Legislativa, Ernani Polo (PP), intermediou na quarta-feira, dia 5 de agosto de 2020, uma audiência do segmento de shopping centers com o governador Eduardo Leite (PSDB).

O setor pede flexibilização para que as atividades possam ser retomadas com protocolos de segurança, controle rigoroso da ocupação dos ambientes e maior previsibilidade de regras de abertura e horários de funcionamento.

Glauco Humai, presidente da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), informou na reunião que 513 dos 577 shoppings do país estão abertos em 193 das 222 cidades que contam com esse tipo de estabelecimento.

No Estado, 12 dos 37 shoppings estão abertos em sete cidades. Humai destacou que os administradores contrataram consultoria do Hospital Sírio-Libanês para a implementação de rígidos protocolos de prevenção ao coronavírus, além de abrirem mão de receita, absorverem custos dos lojistas e realizarem investimentos. “Fizemos um esforço para contribuir com a saúde e a economia das cidades onde estamos”, afirmou.

O presidente da Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping), Nabil Sahyoun, contou sobre ligações desesperadas que tem recebido de associados que não conseguem manter seus negócios. Polo disse entender a “angústia e o desespero de empreendedores como Nabil, que estão vivendo esse momento tenso e muito delicado”.

O parlamentar informou que se soma à luta do setor e avaliou que protocolos de segurança, como o uso de máscaras, distanciamento, higienização de superfícies e controles de acesso, são capazes de reduzir riscos de contaminação.

O governador se disse sensível às demandas do segmento e colocou o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rodrigo Lorenzoni, para receber sugestões e, eventualmente, fazer encaminhamentos ao Comitê de Crise para ajustes. Antes, Leite comentou que, com a estabilização da procura por UTIs no Estado, mesmo em patamar alto, foi possível um primeiro movimento de flexibilização nesta semana.

MAIS NOTÍCIAS