Notícias


Uma boa nutrição é aliada no tratamento oncológico

Em tempos de pandemia a alimentação balanceada é fundamental para manter a imunidade em dia e prevenir das doenças de inverno
06/08/2020 Satolep Press – Foto: Divulgação

A nutrição é uma forte aliada tanto na prevenção de doenças como no durante o tratamento de pacientes oncológico.

No Complexo Hospitalar Clinicanp a alimentação faz parte do processo de cura. A nutricionista Jaqueline Valente Rodrigues é responsável por esse cuidado e pelo direcionamento nutricional, com todo o cuidado e atenção que o assunto merece.

“É de extrema importância que cada um tenha um acompanhamento nutricional individualizado e minucioso, com foco em uma boa nutrição, minimizando os efeitos indesejados da doença”, destaca. Segundo ela, quando internados no hospital, primeiramente os pacientes passam por uma anamnese detalhada, com o objetivo de se ter diagnóstico nutricional e antropométrico.

“Após esse minucioso questionário, observamos quais suas principais necessidades, adequando a dieta conforme prescrição médica”, explica. Com os cardápios personalizados, a equipe produz refeições baseadas em alimentos ricos e insumos de qualidade. Após esse primeiro passo são feitas visitas diárias para verificar a necessidade ou não de ajuste. “É muito importante esse alinhamento contínuo, para que sejam feitos ajustes, mantendo o foco”, relata.

De acordo com Jaqueline, uma dieta adequada, antes, durante e depois do tratamento, ajuda a fortalecer o organismo, fazendo com que os efeitos colaterais sejam reduzidos e buscando o bem-estar do paciente. O câncer e seus tratamentos podem afetar o paladar, o olfato, o apetite, afetando até mesmo a capacidade do paciente em se alimentar ou absorver nutrientes dos alimentos.

Todos esses fatores podem consequentemente causar desnutrição. O paciente em tratamento deve sempre buscar uma alimentação saudável, rica em vitaminas e minerais, evitando alimentos com gorduras e industrializados.

“Também é importante que não fiquem muito tempo sem se alimentar, procurando comer devagar e beber bastante água”, ressalta. Ela lembra que todo e qualquer tratamento deve sempre respeitar as individualidades e limites dos pacientes.

O Serviço de Nutrição e Dietética do hospital conta com uma equipe de seis profissionais, formada pelo nutricionista e mais cinco copeiros. “Eles são responsáveis pela verificação da alimentação e hidratação de cada paciente, além de avaliar a quantidade exata de refeições que deverão solicitar ao restaurante fornecedor”, explica Jaqueline. Após essa etapa acontece a montagem de cada bandeja, atendendo a liberação do médico responsável e sob as recomendações da nutricionista. “Ao final todos os utensílios utilizado são higienizados, obedecendo as legislações vigentes”, finaliza.

CUIDADOS DE INVERNO – Mesmo quem está saudável sabe que a nutrição é fundamental como fator de prevenção. As dicas para enfrentar os desafios do inverno são simples, já que não existe receita mágica ou alimento milagroso. O segredo é uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes.  A sintonia entre vitaminas (frutas e vegetais variados), carboidratos (arroz, batata, massas, entre outros) e proteínas (alimentos de origem animal).

Além disso, a ingestão de alimentos ricos em vitamina C é sempre um ganho positivo. Fontes como limão e laranja - frutas cítricas em geral, são muito importantes neste momento. A vitamina D também está no time de frente dessa lista, já que ajuda na absorção de outros nutrientes e sua combinação é extremamente importante.

O consumo de água é fundamental e nos dias mais frios parece ficar esquecido. A boa hidratação ajuda a liberar toxinas e melhorar o funcionamento do intestino. A dica da nutricionista é que sejam ingeridos pelo menos de 6 a 8 copos de água por dia.

“Em tempos de pandemia, é importante salientar que uma alimentação saudável, rica em nutrientes essenciais ao nosso organismo, aumenta nossa imunidade e consequentemente fortalecem nosso sistema de defesa”, finaliza Jaqueline.

MAIS NOTÍCIAS