Notícias


Centro de Fertilidade do Hospital Moinhos realiza evento gratuito sobre genética e saúde reprodutiva

Em live, especialistas discutirão a importância do painel genético de portador para identificar se casais podem gerar filhos com doenças hereditárias
06/08/2020 Critério / Resultado em Opinião Pública – Foto: Divulgação

Uma das principais preocupações de casais que planejam filhos é a possibilidade do bebê nascer com alguma doença genética. Apenas nos países desenvolvidos, as patologias genéticas representam 20% da mortalidade infantil. No caso de pacientes dos serviços de fertilidade e reprodução assistida, as consultas sobre o tema vêm aumentando.

Com o objetivo de auxiliar futuros pais e mães e responder aos questionamentos mais frequentes, o Centro de Fertilidade do Hospital Moinhos de Vento realiza na quinta-feira, dia 6 de agosto de 2020, uma conferência online gratuita com especialistas no assunto.

O evento sobre Genética e Saúde Reprodutiva irá tratar dos abortamentos de repetição e a relevância de casais mapearem, antes da concepção, a possibilidade de gerarem bebês com alterações nos genes.  

A live, contará com duas aulas e terá espaço para questionamentos nos comentários. Também será feita uma revisão das recomendações de protocolos da área, com uma abordagem do ponto de vista genético: exames laboratoriais e perspectivas futuras.

Participarão do debate o chefe do Serviço de Fertilidade e Reprodução Assistida do Hospital Moinhos, Eduardo Pandolfi Passos, a coordenadora do Centro de Fertilidade, Isabel Almeida, o geneticista da instituição, Osvaldo Artigalas, e o biólogo molecular Gabriel Macedo.

Painel Genético

O Centro de Fertilidade do Hospital Moinhos é um dos únicos do Brasil a oferecer o exame de painel genético. Trata-se de uma investigação que identifica a probabilidade de um casal ou uma paciente e um doador gerarem bebês com mais de 300 doenças hereditárias recessivas.

A análise é feita antes do cruzamento de gametas, a partir da coleta de amostras da saliva dos genitores. O resultado é entregue e discutido com os futuros pais em até três semanas. O serviço conta com psicólogo e geneticista para aconselhamento durante o pré e pós teste.

Para a coordenadora do Centro de Fertilidade, o serviço disponibilizado garante mais segurança aos casais na tomada de decisão. “É mais um ponto na linha de cuidado em saúde, porque ajudará muitos casais a identificarem quem são os portadores de algumas doenças genéticas importantes, possibilitando um maior planejamento na hora de formarem suas famílias”, salienta Isabel.

A inscrição deve ser feita no site da instituição. Após o cadastro, a pessoa receberá o link para acesso ao conteúdo online e gratuito.

MAIS NOTÍCIAS