Notícias


O profissional do futuro nasce hoje

Coordenador da Escola Senac Pelotas fala sobre as mudanças no mercado de trabalho
03/08/2020 Usine de Notícias – Foto: Divulgação

Nas últimas décadas o mercado buscou profissionais em função do dinamismo, da diversidade e da competitividade. E as pessoas foram, aos poucos, se adequando a essa demanda. Porém, com o avanço da Covid-19 foi preciso mudar o modus vivendi e se adaptar a uma nova realidade

Para o graduado em Administração com MBA em Controladoria, coordenador do curso técnico em Administração da Escola Senac Pelotas, Paulo Henrique Avila, essa mudança foi feita de uma forma brusca, em um pequeno espaço de tempo. “Isso demonstrou que temos condições, enquanto profissionais, de nos adaptarmos a situações totalmente adversas, uns com mais rapidez, outros, nem tanto”, explica.

Será preciso preparar-se para a retomada das atividades. “Pode-se pensar que começa agora a formação do profissional do futuro, que obrigatoriamente terá que passar por outras mudanças com focos diferentes”, afirma o especialista. Esse profissional terá que estar totalmente adaptado ao mundo novo, visto que a mudança se fará presente em todos os momentos.

Maximizar os pontos fortes e minimizar os pontos fracos, com o objetivo de potencializar seus conhecimentos, habilidades, atitudes e capacidade de adaptabilidade a novas situações virou uma necessidade. Assim, o coordenador do curso técnico em Administração da Escola Senac Pelotas preparou uma lista com dez características que o profissional do futuro precisará desenvolver:

1) Comunicação concisa e objetiva;

2) Inteligência emocional;

3) Adaptado à era digital;

4) Espírito de liderança;

5) Relacionamento interpessoal;

6) Visão estratégica;

7) Firme nas tomadas de decisões;

8) Comprometimento;

9) Pensamento crítico;

10) Capacidade de resolver problemas complexos.

Neste novo momento, é importante a aptidão para desenvolver a capacidade de analisar situações, ter senso crítico aguçado e um entendimento de dados e emocional. As pessoas terão que se adaptar para se tornar um profissional do futuro.

MAIS NOTÍCIAS